Como funciona a Segurança em Sistemas de Refrigeração

Quando o assunto é segurança, existe uma grande mobilização, sobretudo nos dias de hoje, para que os processos comerciais e industriais venham a se tornar cada vez mais livres de incidentes. E no caso dos sistemas de refrigeração, essa preocupação não é diferente.

O que é perfeitamente natural, afinal de contas, existem vários processos, principalmente no âmbito industrial, que possuem certos riscos. Sejam eles associados ao manuseio de materiais, uso de refrigerantes ou pela própria exposição às condições do ambiente.

Independente de qual for o caso, o importante é prezar pela saúde dos colaboradores e, também, pela estrutura e patrimônio da empresa. 

Em outras palavras, assegurar a segurança nos sistemas de refrigeração vai muito além desses objetivos óbvios. Afinal de contas, essa prática também assegura a qualidade e eficiência das atividades de uma empresa.

E isso ocorre pois, em um ambiente mais seguro e com índices praticamente nulos de acidentes, as atividades tendem a fluir de uma maneira muito mais sólida e organizada. Sem grandes interrupções e prejuízos.

Por essas e outras razões que decidimos falar um pouco mais sobre como funciona a segurança em sistemas de refrigeração e como ela pode contribuir para as atividades da sua empresa.

Acompanhe-me nesta leitura.

Principais riscos em Sistemas de Refrigeração

Antes de falarmos sobre como aplicar a segurança dentro dos processos que envolvem a refrigeração, é preciso que fique bastante claro quais são os principais motivos que levam a essa necessidade.

E quando olhamos bem para esses processos, conseguimos perceber 3 riscos em potencial. Saiba um pouco mais sobre a causa e efeito sobre cada um deles.

1. Temperatura extremamente baixas

Existem certos processos, dentro dos sistemas de refrigeração, onde as temperaturas podem chegar a -60 ºC. Agora, imagine os efeitos disso? Tanto para as estruturas e materiais quanto para o contato humano.

Nesse sentido, poderão existir problemas relacionados à tensão térmica, materiais quebradiços, congelamento de fluidos, alterações bruscas de volumes e efeitos danosos às pessoas, como congelamentos e queimaduras.

2. Pressão elevada

A pressão é outro elemento capaz de trazer um certo risco para as atividades de refrigeração industrial. Podendo resultar, até mesmo, em explosões dentro desses sistemas.

E a causa de pressões muito elevadas podem ser várias como ocorre em condensadores, devido a um processo de resfriamento inadequado ou pela pressão parcial de gases não condensáveis, por exemplo.

3. Manuseio e Fuga de Refrigerantes

É bem provável que esse último risco seja o que gera maior preocupação em sistemas de refrigeração. E a razão disso é muito simples, acontece que os riscos, relacionados ao manuseio e fuga de certos refrigerantes, podem ser bastante nocivos e com um alto potencial destrutivo.

O vazamento de amônia, por exemplo, não apenas pode provocar um efeito tóxico, capaz de gerar inúmeras complicações para o ser humano, mas, também, é capaz de resultar em graves explosões.

E é claro, esse efeito não se resume a amônia. Outros refrigerantes também podem causar problemas. A cerca de dois anos atrás, por exemplo, tivemos o caso de intoxicação de várias pessoas por uma substância chamada de dietilenoglicol.

Um refrigerante que equivocadamente entrou em contato com a produção de cervejas de uma empresa. Embora ainda não se saiba sobre as verdadeiras causas que fizeram com que isso acontecesse, o fato é que é muito importante adotar medidas de segurança eficazes para os sistemas de refrigeração, evitando que esses e outros problemas ocorram. 

Manutenção e segurança em Sistemas de Refrigeração

Existem várias maneiras de lidar com os possíveis problemas que podem ocorrer nos sistemas de refrigeração. E, dentre as ações que podemos tomar para reduzir e eliminar esses problemas, a manutenção é uma das mais eficazes.

Até mesmo porque, grande parte desses problemas acontece devido a danos aos equipamentos, sejam eles provocados pelo calor, corrosão ou até mesmo vibração, quando estão em uso. 

E nesse sentido podemos englobar não apenas o maquinário, mas também os componentes que atuam na segurança desses equipamentos. 

Afinal de contas, suas qualidades e a capacidade de atuação são significativamente reduzidas quando a manutenção ocorre de maneira inadequada, ou quando ela nem mesmo existe.

E aqui vale uma ressalva muito importante. De nada adianta comprar os melhores equipamentos, os melhores componentes e ter à disposição uma estrutura de ponta se a mesma é mantida de maneira precária.

É por esses e outros motivos que a manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de promover a segurança em sistemas de refrigeração.

Componentes para segurança em Sistemas de Refrigeração

Agora que você já sabe que sem uma manutenção adequada, os riscos de ocorrer algum tipo de acidente em processos que envolvam a refrigeração são potencialmente maiores, chegou a hora de conhecer alguns componentes que são indispensáveis, no sentido de manter uma indústria funcionando em plenas condições de segurança.

  • Válvulas de alívio de pressão: São válvulas que reduzem os riscos associados à elevação de pressão, uma vez que o seu efeito é justamente reduzir a pressão dentro do sistema.
  • Válvulas de bloqueio em sistemas de refrigeração: A válvula de bloqueio é um outro item utilizado em processos de refrigeração. Sua implementação serve para filtrar impurezas, controlar a temperatura, e são muito importantes para evitar o acúmulo de líquidos, evitando danos ao sistema e possíveis acidentes.
  • Válvula de controle automático: Válvulas de controle automático são indispensáveis para operações em que as condições ambientais são desfavoráveis ou inviáveis para o ser humano. 

Além desses recursos, é muito importante que o operador desses sistemas tenha plena consciência do uso e dos riscos associados a sua tarefa. Isso sem contar que o mesmo deve sempre utilizar os EPI ‘s condizentes com a sua função.

Desse modo, o ambiente de trabalho se torna muito mais seguro e com um rendimento acima da média.

E se você está à procura de componentes de segurança como válvulas de alívio, de bloqueio, purgadores, pressostatos entre outros. 

Conheça alguns dos nossos produtos que garantem mais segurança em sistemas de refrigeração:

Saiba que aqui na Nepin você encontra as melhores soluções em refrigeração industrial.

É só você acessar a aba produtos e conferir uma lista com os melhores componentes do mercado. E se tiver qualquer dúvida, entre em contato que vamos te ajudar a encontrar tudo que você precisa.

Deixe um comentário