Entenda o que é HVAC e quais são as suas vantagens

HVAC é uma sigla derivada do seguinte termo em inglês: Heating, Ventilation and Air Conditioning que, traduzido para o português, significa: Aquecimento, Ventilação e Ar-condicionado.

Essas são funções básicas e primordiais de um sistema de climatização e juntas compõem o HVAC. Um sistema responsável por gerar segurança e conforto, através da climatização ambiental, para escritórios, casas, apartamentos, indústrias e muito mais.

É exatamente isso que você leu. A segurança também é um dos princípios da aplicação de sistemas HVAC. Afinal de contas, existem vários fatores nocivos atrelados a qualidade do ar nos ambientes, ainda mais quando esse ambiente está associado a alguma atividade capaz de contaminá-lo.

Mas esse é apenas um dos motivos que tornam o HVAC um importante aliado nos processos de climatização ambiental. E se você quiser saber mais sobre esse assunto e entender quais são as vantagens da sua aplicação, é só nos acompanhar nesta leitura.

O que é um sistema HVAC

Como já falamos no início deste artigo, o HVAC é um sistema de climatização que exerce a função de cada uma das suas siglas.

E para que você possa compreender melhor como funciona este sistema, o mesmo mesmo é entender as funções de cada uma das siglas que o compõem. Confira:

H – Heating – Aquecimento

A função de aquecimento é responsável por manter a temperatura de um ambiente confortável, elevando-a em casos onde houver baixas temperaturas. 

Essa função não apenas traz esse conforto como também serve para a manutenção da umidade relativa máxima do ar.

V – Ventilation – Ventilação

O papel da ventilação é realizar a renovação do oxigênio, promovendo a circulação do ar presente dentro de um ambiente. 

Esse processo garante a redução e retirada de odores e impurezas do local, além de evitar a concentração de gases como o dióxido de carbono, por exemplo.

AC – Air Conditioning – Ar-condicionado

Como você já deve imaginar, o ar-condicionado é o componente que irá fazer o controle da temperatura do ambiente. Promovendo não apenas a ventilação mas, também, a refrigeração do local. 

R – Refrigeration – Refrigeração

Por fim, temos a não mencionada anteriormente letra R, referente a refrigeração. Ela foi posteriormente incluída como 4ª sigla, formando o HVAC-R.

Nesse caso, estamos falando de um processo de refrigeração diferente do que ocorre no caso da sigla anterior. 

Esse processo retira o calor do ambiente, de maneira artificial, mantendo-o a temperaturas bastante baixas.

Sua aplicação é muito importante em diversos setores da indústria como a alimentícia, por exemplo, em que esse recurso é indispensável para a conservação dos alimentos.

Embora essa função faça parte, de certo modo, de uma das funções do Ar-condicionado, precisamos ressaltar que a implementação desta sigla tem como objetivo distanciar as aplicações práticas deste recurso.

Uma vez que no caso anterior, o foco gira muito mais em torno do conforto e da promoção de saúde, através da filtragem do ar. Já no segundo caso, a refrigeração tem como objetivo reduzir drasticamente as temperaturas a fim de promover outro tipo de aplicação.

Quais são as Vantagens de um sistema HVAC

Agora que já entende como funciona cada uma das funções do HVAC, separadamente, chegou a hora de reuní-las para de fato colocar esse sistema em pleno funcionamento.

Afinal de contas, o HVAC nada mais é do que a junção dessas funções com o objetivo de promover o controle do ar e suas variáveis. E essa aplicação se faz necessária em ambientes que necessitam que este recurso permaneça em certas condições.

Como é o caso de indústrias farmacêuticas, por exemplo. Neste local, a variação da qualidade do ar é um fator muito sensível uma vez que ele pode trazer consigo fungos, bactérias e outras partículas extremamente nocivas ao ambiente. 

Portanto, a implementação de um Sistema HVAC, neste caso, é mais do que necessária, pois, sua aplicação gera diversos benefícios, tais como:

  • Filtragem do ar
  • Renovação do ar ambiente
  • Retenção de partículas de poeira
  • Minimização de fungos e bactérias
  • Conforto térmico
  • Diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias

São essas vantagens que justificam a implementação de um sistema HVAC que tem diversas aplicações além da farmacêutica, que citamos agora.

Ele ainda pode ser instalado em shoppings, escritórios, apartamentos, outros setores da indústria e, até mesmo, em residências.

Na Nepin você encontra os melhores Conversores de Frequência HVAC

Climatização é um assunto sério, ainda mais com todas essas evidências que levantamos durante este artigo. Afinal, ela vai muito além da simples regulação de temperatura.

Trazendo grandes vantagens que contribuem, até mesmo, com a nossa saúde e segurança.

E aqui na Nepin nós compreendemos e muito a importância desse recurso. Tanto que buscamos atender nossos clientes com as melhores soluções do mercado para esse setor.

Aqui você pode encontrar, por exemplo, o Conversor de frequência Danfoss VLT® HVAC Drive FC 102.

Equipamento projetado com funções avançadas e dedicadas para aplicações de HVAC, extremamente econômico, disponível para todas as faixas de potência.

Confira essas e outras soluções no nosso site. E se tiver alguma dúvida é só entrar em contato que a nossa equipe vai te ajudar a encontrar os melhores produtos para você e sua empresa se destacarem no mercado.

Deixe um comentário