Conheça os impactos da automação na indústria alimentícia

Capaz de realizar feitos inimagináveis, a automação industrial foi implementada em todos os setores industriais, sem exceção.

Isso se deve ao fato dos seus inúmeros benefícios, os quais podem variar de acordo com o propósito da automação.

É claro, a aplicação da tecnologia exige um investimento que varia de acordo com a complexidade do trabalho.

No entanto, o retorno consequente da automação, seja no quesito financeiro (payback), ergonômico, produtivo ou de segurança, valem a pena.

E foi através do conhecimento de todos esses benefícios e muitos outros, fornecidos pela automação industrial, que a indústria alimentícia deu um salto em direção ao sucesso, após implementar a tecnologia em questão.

Quer saber como? Então continue por aqui e conheça os impactos da automação na indústria alimentícia.

A evolução da indústria alimentícia

Tendo em vista o crescimento da população mundial ao longo do tempo, surgiu a necessidade da produção de alimentos que atendessem a todos, tanto qualitativa quanto quantitativamente.

E quando falamos sobre a produção  alimentícia para atender a todos, estamos incluindo portadores de doenças, como celíacos, diabéticos, intolerantes lácteos, entre outros.

Em outras palavras, essa exigência de uma alta quantidade de alimentos e de boa qualidade que atendessem à população, só seria possível com a evolução tecnológica na indústria alimentícia.

Neste contexto, a solução para que a qualidade alimentícia se mantivesse dentro da aceitável pelos órgãos de fiscalização  alimentícia, como a ANVISA (Órgão Nacional de Vigilância Sanitária), mesmo com uma produção, não seria outra senão investir no desenvolvimento tecnológico.

Ou seja, em uma época em que a inteligência artificial não era uma ferramenta tecnológica utilizada para a produção responsável de alimentos, a automação ganhou a responsabilidade deste serviço e elevou o nível de vários fatores industriais durante o processo.

Vamos entender como a automação impactou essa indústria em questão? Cheque o que preparamos para você, logo abaixo.

Conheça os impactos da automação na indústria alimentícia

Já se perguntou quais os possíveis benefícios que a automação pode favorecer para o seu processo? Se não sabe, tenha uma noção do que a automação proporcionou para a indústria alimentícia, logo abaixo.

1. Satisfação do cliente e aumento de qualidade

Muitos dizem que a satisfação do cliente é sinônimo do produto de boa qualidade, afinal, se você não cumpre com a qualidade do produto, você não terá também a satisfação do cliente.

É sempre bom lembrar que a voz do consumidor carrega consigo uma carga de responsabilidade que pode direcionar a sua empresa para o sucesso, inclusive devido às indicações que aumentam a popularidade e, portanto, a relevância da sua empresa.

2. Redução de lead time

O lead time é o tempo total de entrega, considerado desde o momento em que o pedido foi  feito até o momento em que o mesmo foi entregue.

É claro que muitas coisas influenciam no aumento deste tempo, tais como desvio de horas trabalhadas devido a um inesperado (leakage), falta de materiais, mau planejamento de WIP, entre outros.

No entanto, ao considerar que a manufatura pode ser automatizada, de modo a desconsiderar o fator de exaustão aplicado sobre o trabalho manual, além do próprio trabalho ininterrupto, temos uma redução expressiva do lead time.

3. Redução de desperdício de transporte

Os desperdícios são problemas recorrentes em praticamente todas as indústrias. 

A redução de desperdício, com certeza, reflete diretamente no aumento do lucro da empresa, seja ela qual for.

Na indústria alimentícia, o desperdício já se faz presente até mesmo no transporte, devido à qualidade das pistas (quando o meio de transporte é rodoviário) e o tempo de transporte.

Assim, essas indústrias já têm motivos suficientes para reduzir um desperdício já existente no processo.

Independente do modo de transporte, com a automação, a redução de desperdício é garantida no controle de armazenamento durante o transporte, o que é possível através de sistemas de refrigeração controlados.

Este controle dos sistemas vem por meio de dispositivos

 

De modo a manter os requisitos de refrigeração constantemente, através de um sistema automático de monitoramento em tempo real e sistemas de controle instalados no próprio veículo, os riscos de perda diminuem consideravelmente.

4. Redução de desperdício de produção

Confiar determinados serviços às máquinas possuem diversas vantagens, inclusive a redução de desperdício de produção.

Isso inclui o tempo e a quantidade necessários de líquido para a lavagem e permanência durante uma fase do processo, controle das grandezas físicas (como temperatura e pressão) na produção de alimentos, como os pasteurizados e UHT, por exemplo.

5. Redução de não conformidades

As não conformidades podem ser captadas durante o processo, seja na sua etapa de produção ou inspeção. No entanto, no pior dos casos, essa não conformidade é identificada pelo cliente. 

Sim, voltamos ao fato de que a qualidade e a satisfação do cliente andam juntos.

Contudo, aqui estamos tratando sobre a redução de erros operacionais, o que pode ter relação também com a redução de desperdícios, mas de um jeito mais específico.

6. Competitividade de mercado

No contexto de empresas que atuam no mesmo setor alimentício, a que possui uma produção e distribuição mais rápida e de melhor qualidade, se sobressai sobre a concorrência.

Não precisamos reforçar novamente que a tecnologia promove tudo isso, não é mesmo?

Então, você pode ter certeza que, as empresas alimentícias que têm uma boa reputação no mercado, são também as mais desenvolvidas tecnologicamente.

Ao longo do texto, uma importante informação ficou um pouco omissa e essa se trata de alguns dos requisitos para que a automação seja implantada de maneira eficiente: os dispositivos que farão parte do sistema automático.

Sem sombra de dúvidas, um bom planejamento durante a fase de projeto, é primordial. Contudo, bons dispositivos são requeridos para que o seu sistema automático seja a solução dos seus problemas e não cause o contrário: paradas de produção devido às falhas dos dispositivos.

Por isso, a Nepin, além de levar a informação até você, também é o seu catálogo de produtos necessários para a automação.

Portanto, acesse o nosso portfólio de produtos no nosso site e permita-se render à tecnologia industrial.

Deixe um comentário