Como é feita a automação com transmissores de pressão e temperatura

Não existe a possibilidade de você trabalhar com a indústria, nos dias de hoje, e nunca ter ouvido falar sobre automação industrial. Seja de forma direta ou indireta.

Ainda mais com os avanços significativos que esse conceito tem produzido em um espaço de tempo tão pequeno.

Mas, se você é novo no negócio ou se não é muito chegado a guardar conceitos, a gente explica do que se trata.

A automação industrial nada mais é do que a utilização de recursos tecnológicos para automatizar o processo. 

O que, em outras palavras, significa utilizar máquinas, softwares e outros e outros equipamentos para fazer determinada tarefa de maneira autônoma, sem que necessite de alguém operando essa tarefa de maneira direta.

Seu objetivo é muito claro, o de aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção, diminuir o consumo de energia e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera além de outros.

É verdade que a automação existe já faz um tempo mas, com os avanços tecnológicos e o advento da Indústria 4.0, esse termo ganhou ainda mais força.

Substituindo componentes e operações que antes eram manuais, ou que sequer existiam, por operações que são mais precisas no que diz respeito a sua coleta de dados e, também, são mais ágeis do ponto de vista operacional. 

E quando olhamos para esse cenários, existem dois elementos que podem agregar bastante.

Estamos falando dos transmissores de pressão e de temperatura.Dois itens muito utilizados e que podem contribuir bastante com o processo produtivo de uma empresa.

Quer saber como? É só me acompanhar nesta leitura que eu te explico como os transmissores de pressão e de temperatura se encaixam no contexto de automação industrial.

Transmissores de pressão e de temperatura na automação industrial

Transmissores de pressão são elementos responsáveis por detectar o nível de pressão de gases e líquidos presentes em um sistema. 

Mas, como o próprio nome já sugere, a sua funcionalidade não se limita apenas em detectar esse nível de pressão. Ele também é capaz de converter os dados captados em sinais que auxiliam no decorrer da produção.

Em outras palavras, é através deste elemento que é possível identificar as oscilações de pressão, dentro de um sistema, e, também, é por ele que essa informação é transmitida para um outro local. 

E é a partir desse ponto que as coisas ficam realmente interessantes. Acontece que essas oscilações não são passadas para que uma pessoa determine o que vai fazer com elas.

Essas informações são transmitidas para um sistema de controle industrial que é responsável por controlar um equipamento ou todo um processo industrial.

Na prática, isso resulta em um processo que pode funcionar de maneira contínua. Mas, acaba aí. 

Neste caso, o fator que determina o modo como o processo vai desenrolar passa a ser muito mais assertivo, uma vez que ele depende de dados estritamente técnicos e não arbitrários.

Algo similar ocorre com os transmissores de temperatura. Com uma variável diferente, é claro.

Neste caso, consideramos a temperatura dentro de um sistema. Que, assim como a pressão, é uma variável muito importante para o processo produtivo, desde que esteja em condições ideais, é claro.

No fim das contas, ambos os transmissores são importantíssimos aliados para os processos de automação que eliminam a necessidade de cabos de compensação na transmissão dos sinais.

Além disso, ainda contribuem com a segurança dos processos, uma vez que previnem muitos acidentes decorrentes da oscilação de pressão e temperatura acima do tolerável.

A automação industrial é o nosso presente e, também, o nosso futuro

Se você acredita que a automação industrial não passa de uma metodologia responsável por substituir as pessoas por máquinas, você está muito enganado.

Na verdade, ela serviu para especializar ainda mais o setor, que não para de se desenvolver. O que é necessário dada as expectativas de consumidores que cresce cada dia mais.

Além disso, ela estabeleceu um novo padrão no que diz respeito ao trabalho que é feito dentro da indústria. Desenvolvendo seus colaboradores em um nível muito acima do que jamais foi visto antes, além de promover melhorias no que se refere a qualidade de trabalho e segurança dos mesmos.

E, componentes como os transmissores de pressão e temperatura servem apenas para ratificar tudo isso que dissemos no decorrer deste artigo.

Agora, se você se interessou por tudo que viu até aqui e quer implementar algum desses transmissores na sua empresa, saiba que aqui na Nepin você consegue encontrar as melhores soluções em automação industrial do mercado.

Confira alguns dos itens que temos aqui na nossa loja:

Não encontrou o que procurava? Entre em contato aqui pelo site que a nossa equipe vai te ajudar no que for possível. 

Deixe um comentário