Válvula de retenção: o que é, para o que serve e aplicações industriais

A válvula é um dispositivo industrial que possui uma importância estrondosa no controle dos processos industriais.

A sua geometria, material e funções variam de acordo com a aplicação e tipo de válvula, o que dá a esse dispositivo a liberdade de ser utilizado nos mais diversos âmbitos industriais e segundo a criatividade do usuário.

Dentre os diversos tipos de válvulas presentes na indústria, a válvula de retenção se destaca quando o assunto é a concessão do fluido, além da proteção do processo e até da tubulação, em alguns casos.

Desse modo, a válvula de retenção oferece um propósito interessante e único, se comparada com as demais válvulas.

Contudo, para saber mais sobre essa mencionada proteção, você precisa ler este texto até o final.

O que é a válvula de retenção

A válvula de retenção é um dispositivo mecânico ou eletromecânico utilizado em tubulações que conduzem fluido, seja ele um gás ou líquido, protegendo tanto a estrutura quanto o próprio fluido.

Esse dispositivo pode ser acionado manualmente ou à distância, através de uma unidade de controle central (SCADA, por exemplo), sendo uma ferramenta importante no controle de processo fabril.

Para o que serve uma válvula de retenção

Como já foi dito, a função da válvula de retenção é o bloqueio e a concessão de fluido. Contudo, diferente da válvula de bloqueio que isola o fluxo de fluido em quaisquer direções de uma tubulação, a válvula de retenção tem a função de conceder o fluxo de fluido em apenas uma direção da tubulação e impedir que o fluxo percorra o caminho contrário.

Desse modo, a válvula cria uma restrição pontual de fluxo contrário no interior da tubulação. Essa função pode ser útil, por exemplo, nos seguintes casos:

 

  • Evitar a contaminação do fluido à montante (seção anterior) da válvula, caso o fluido se envolva em uma mistura à jusante (seção posterior à válvula) ou se for submetido à um ambiente impuro;
  • Reduzir perda de carga em tubulações devido ao retorno do fluxo de fluido;
  • Evitar que o fluido retorne com alta pressão em uma tubulação vertical, para que não ocorram danos nas curvas da tubulação, provenientes dos golpes de aríete;
  • Evitar que ocorra a perda de calor ou pressão em um sistema, por exemplo, em casos de queda de energia;
  • Impedir que ocorra o retorno de pressão de fluido em sistemas hidráulicos ou pneumáticos que suportam cargas, como em atuadores para suspensão de automóveis.
  • Entre outros.

Neste contexto, a função da válvula de permitir o fluxo em um sentido e bloquear em outro, a torna viável e necessária em diversas indústrias, como na farmacêutica, de gás e petróleo, alimentícia, de energia entre outros. 

Como a válvula de retenção funciona

A estrutura da válvula de retenção pode variar, trazendo consigo diferentes mecanismos de bloqueio e concessão de fluido. Abaixo, tem-se os seus principais tipos.

 

  • Válvula de retenção de bola: utiliza uma bola dentro do corpo da válvula que, sob a pressão do fluxo em uma direção, se afasta da sede, permitindo a passagem. Por outro lado, quando o fluxo cessa ou se inverte, a bola é empurrada de volta contra a sede, vedando a passagem;
  • Válvula de retenção de portinhola (ou clapeta): uma porta ou clapeta se abre com o fluxo do fluido e se fecha para impedir o retorno. Este tipo pode ser vertical ou horizontal, dependendo da orientação da instalação;
  • Válvula de retenção de disco: possui um disco que, similarmente à portinhola, se abre com o fluxo e se fecha para prevenir a reversão. Este design é frequentemente utilizado em espaços restritos;
  • Válvula de retenção de pistão: um pistão ou um plugue que se move dentro de um cilindro se abre para permitir o fluxo e se fecha contra uma sede para bloquear o retorno.

Portanto, entende-se que o uso da válvula de retenção se estende a todos os possíveis sistemas industriais, desde que tenham um fluido (gás ou líquido) como fluido de trabalho e que haja necessidade.

E você, gostou deste assunto e se interessou por válvulas de retenção? Se sim, você está no lugar certo. A Nepin te proporciona as melhores válvulas do mercado, inclusive a de retenção.

Quer uma amostra? Então confira abaixo.

 

Deixe um comentário

Válvulas de retenção

As válvulas de retenção Danfoss estão disponíveis na maioria dos tipos e tamanhos de conexão, para aplicações de baixa e alta temperatura. Para maiores detalhes, entre em contato com a nossa equipe técnica especializada.