Quando o assunto é vapor, há assunto de sobra pra uma conversa que duraria dias e mais dias. Isso não ocorre por acaso. Acontece que ainda nos dias de hoje o vapor exerce um papel muito importante na indústria.
Porém, embora o elemento seja o mesmo, ele mudou muito desde a sua primeira aplicação na indústria.
Antes, por exemplo, não existiam os mesmos requisitos referentes à qualidade do vapor e nem os inúmeros itens responsáveis por aumentar a segurança de indústrias que lidam com esse elemento.
Não se sabia, por exemplo, como lidar direito com o condensado, que era formado nas tubulações.
E caso você ainda não saiba, condensado nada mais é do que a água na sua forma líquida. Quando ela se forma no caminho onde deveria percorrer apenas o vapor, ela pode gerar diversos problemas.
Desde uma redução considerável da eficiência energética até golpes de ariete, capazes de danificar o sistema.
É aí que entram em ação componentes como o caso do purgador. Um dispositivo responsável por purgar o condensado em uma linha de vapor.
Purgar nada mais é do que eliminar as impurezas. Trazendo para este contexto, a função seria evitar que o valor de condensado permanecesse no sistema, causando os prejuízos que já citamos.
Porém, o que aconteceria se esse mesmo componente não funcionasse corretamente?
É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje, certo?
Portanto, se você quer saber quais são os principais problemas que podem ocorrer devido a falhas de um purgador de vapor e como se prevenir para que eles não se transformem em um grande problema é só me acompanhar nesta leitura.
Quais os principais problemas ocorrem da falha de purgadores
Bom, antes de mais nada, ter um purgador que apresenta falhas não é algo tão simples de constatar assim. A menos, é claro, que o problema gerado por conta disso seja bastante grave e notório.
Isso porque estamos falando de um componente que está presente dentro das tubulações e cujo funcionamento ocorre de maneira automática, sem qualquer tipo de interferência humana.
Devido a esses dois motivos, nem sempre essas falhas são perceptíveis logo de cara. Porém, quando elas acontecem, uma coisa é mais do que certa, o prejuízo financeiro que essa falha vai gerar.
Acontece que o acúmulo de condensado pode provocar os chamados golpes de ariete, que mencionamos no início deste artigo. Nós já falamos sobre esse efeito em um dos artigos do nosso site.
Mas, só pra você se situar, a gente te explica. O golpe de ariete acontece quando o acúmulo de condensado se choca com a tubulação em uma altíssima velocidade.
O problema ocorre pois a força desse impacto pode perfurar as tubulações, danificando a estrutura da instalação e permitindo a vazão do vapor.
Limitando a capacidade produtiva do sistema, uma vez que a fonte de energia é reduzida.
Além disso, o simples fato de haver condensado nas tubulações já causa esse efeito negativo. Mesmo que não haja rompimento da tubulação.
Como já afirmamos, de um jeito ou de outro o prejuízo é mais do que certo.
O que fazer para evitar grandes prejuízos?
Bom, já que esses problemas não são assim tão evidentes, o que realmente deve ser feito?
A verdade é que essa possibilidade em si deve soar como um alerta. Sendo a prevenção uma das principais armas para combater esse tipo de problema.
Em outras palavras, a inspeção e a manutenção preventiva são duas atividades que podem ajudar a prevenir e identificar problemas do mau funcionamento de purgadores de vapor.
No que se refere a inspeção podemos destacar dois métodos, a termografia e a avaliação sonora.
Efetuar essas duas atividades pode gerar uma grande economia, evitando que problemas maiores ocorram.
Por fim, existe uma outra maneira de evitar a incidência de problemas em purgadores de vapor.
Trata-se da aquisição de componentes de alta qualidade, cuja durabilidade e eficiência são acima da média do mercado.
Produtos como os que você encontra aqui na Nepin.
Confira as soluções em purgadores que temos por aqui:
E caso você tenha alguma dúvida e precise de nossa ajuda, é só entrar em contato aqui pelo site que a nossa equipe vai estar pronta para te ajudar.