Os principais cuidados ao utilizar inversores de frequência em motores elétricos

O modo de funcionamento dos motores elétricos deu um grande salto em direção à excelência operacional após a criação e aplicação dos inversores de frequência.

Esse dispositivo possibilita que o motor funcione de um modo diferente do convencional, o que implica no aumento da eficiência desse equipamento e também contribua com outros atributos positivos para o seu sistema.

No entanto, não se iluda com todos os excelentes benefícios que o inversor de frequência pode proporcionar para o seu motor, pois se você não utilizá-lo corretamente, você não terá nada do que foi prometido.

A partir da necessidade de conhecer os principais cuidados ao utilizar inversores de frequência em motores elétricos, fizemos este texto com o objetivo de orientá-lo, não permitindo que você os cometa esses equívocos.

Se quiser entender um pouco mais sobre a utilização do inversor de frequência, nos acompanhe neste texto.

O que é o inversor de frequência

O inversor de frequência pode ter uma definição um pouco abstrata se você não estiver por dentro do assunto, então, para que você entenda o que é este dispositivo, vamos explicar de uma maneira detalhada e, ao mesmo tempo, simples para o seu entendimento.

Na indústria, a corrente alternada (CA) é comumente utilizada para alimentar motores elétricos que são amplamente utilizados em máquinas e equipamentos.

O inversor de frequência é usado para converter essa corrente alternada, da fonte de alimentação, em uma saída de frequência variável, que nada mais é que a frequência de energia elétrica que é fornecida pelo motor, pelo inversor de frequência.

Essa frequência de saída, medida em Hertz (Hz), por ser variável, permite que o motor seja controlado com precisão, atendendo as necessidades do motor.

Quer entender melhor através de um exemplo?

Um motor que foi projetado para operar em uma frequência de 60 Hz, trabalhará com a sua velocidade máxima.

No entanto, se essa frequência for reduzida para 50 Hz, a velocidade do motor também será reduzida, proporcionalmente.

Consegue notar o quanto isso pode ajudar no aumento da eficiência do motor? Sim, o inversor de frequência é um dispositivo e tanto.

Os principais cuidados ao utilizar inversores de frequência em motores elétricos

Todos os equipamentos, inclusive o inversor de frequência, possuem suas limitações, métodos de uso, requerimentos, entre outros fatores que devem ser considerados antes de iniciar o uso.

1. Adequação ao motor

Como o inversor de frequência é um dispositivo que opera diretamente no modo de funcionamento do motor, um cuidado que deve ser tomado é na escolha do motor, ou caso você já o tenha, na escolha do inversor de frequência para o seu motor.

Este cuidado se deve ao fato de que o inversor de frequência é projetado para trabalhar com motores elétricos específicos e, assim, torna-se necessário escolher um motor elétrico que seja compatível com o dispositivo.

2. Instalação apropriada

O inversor de frequência é um dispositivo que tem as suas limitações de projeto, assim como vários outros aparelhos que não apresentam uma grande robustez física.

Por isso, é importante escolher um local adequado para que o dispositivo seja instalado, de modo que fique protegido de umidade, vibrações excessivas, poeira, entre outros.

Se você tem dúvida sobre quais ambientes evitar, não se preocupe, você pode checá-los na instrução de fabricação.

3. Proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas

Dissemos que o inversor de frequência trabalha com a energia elétrica, certo?

E por isso, devemos conhecer os equipamentos que podem nos ajudar na proteção do inversor.

Então, para que você proteja o inversor de frequência de sobrecargas e curtos-circuitos, é interessante utilizar relés de proteção, fusíveis e disjuntores.

Além disso, consulte e siga o guia de instalação do fabricante, que vai mencionar acerca dos problemas mencionados e, também, sobre o aterramento.

Esses cuidados devem ser seguidos estritamente, visto que sobrecargas e curtos-circuitos podem danificar o seu dispositivo.

4. Configurações compatíveis

Os inversores de frequência possuem configurações que devem estar de acordo com o motor elétrico.

Torque, frequência e corrente são uns dos parâmetros que devem ser ajustados no seu inversor, de modo que as necessidades específicas do motor sejam atendidas com êxito.

Portanto, sobre o seu motor elétrico trifásico, conheça qual a sua potência, eficiência nominal e voltagem, para que você consiga determinar qual a frequência que o inversor deve fornecê-lo para que você tenha a velocidade de rotação necessária para a sua operação.

5. Treinamento dos operadores

Este item é imprescindível, correto? A propósito, a quem você vai confiar o ajuste da frequência do inversor quando não estiver por perto?

Lembre-se, para qualquer imprevisto, tenha alguém tão capacitado quanto você, para que o seu processo produtivo não pare.

E treine-o não somente para operar um inversor, mas também para mantê-lo seguro das condições ambientais que ofereçam desgaste.

6. Manutenção regular

Não deixe que seja necessário aplicar uma manutenção corretiva e não uma preventiva, devido à falta de cuidado com o seu dispositivo.

O inversor de frequência é um dispositivo que requer manutenção regular, de modo que o procedimento mantenha-o limpo externamente e internamente, com seus componentes e cabos com boa integridade física, ajustados, e sem peças danificadas ou desgastadas.

E não se esqueça, se você deseja manter o seu inversor de frequência íntegro e longe de problemas, cuide também da saúde do seu motor elétrico.

O cuidado conjunto do inversor e do motor garante que os seus possíveis problemas relacionados sejam reduzidos ao mínimo.

Se, além de você ter entendido o texto, tenha também se interessado pelo inversor de frequência, você pode obtê-lo na nossa página. Que tal conferir alguns modelos?

 

Deixe um comentário