Já se foi o tempo onde o profissional, para ser considerado bom, precisava ser assíduo e responsável com as suas atividades.
Não que essas duas características tenham sido deixadas de lado. É claro que não!
Elas ainda são imprescindíveis mas, um bom profissional precisa de muito mais do que isso para poder se destacar e encarar a nova realidade do mercado que se apresenta.
E, quando pensamos no perfil do profissional que trabalha na indústria, isso não é diferente.
Esqueça aquele padrão de profissional que fica por horas, ininterruptas, em frente às máquinas, operacionalizando todo o processo de maneira bastante mecânica e sem ter qualquer tipo de aprofundamento técnico e especializado a respeito dos processos.
Ou aquele gestor que só pensa em extrair o máximo da capacidade produtiva da sua empresa, sem se atentar tanto a análise de dados, projeções, e, também, sem se preocupar com questões de caráter emocional, que envolvem a gestão de uma equipe.
O fato é que, gradualmente, a visão, as expectativas, as habilidades técnicas e comportamentais, tudo tem mudado e a indústria 4.0 tem acelerado e muito esse processo.
Mudando radicalmente o perfil do profissional que nela trabalha.
Olhando para este cenário, uma coisa é mais do que certa. Insistir em velhas técnicas e padrões é um péssimo caminho a se seguir.
É necessário entender sobre esse novo perfil e aplicar as mudanças necessárias para poder se adequar a ele.
Mas, caso você ainda não saiba quais são essas mudanças, eu te convido a acompanhar este artigo para entender como é o perfil do profissional que trabalha na indústria 4.0.
Contents
Antes de tudo, o que é Indústria 4.0
A Indústria 4.0 é uma tendência global que tem como objetivo tornar a produção mais eficiente, flexível e personalizada.
Ela se baseia nas tecnologias avançadas e que já fazem parte da nossa rotina, como a IoT (Internet das Coisas), a inteligência artificial e a robótica
O foco aqui é melhorar a automação e a digitalização dos processos de produção. A Indústria 4.0 também permite a integração de sistemas de informação e operações, o que aumenta a visibilidade e o controle sobre os processos de produção e aumenta a colaboração entre as diferentes partes interessadas.
Olhando para essas questão, pode surgir a seguinte pergunta:
“Onde fica o colaborador nessa história? Ele vai deixar de existir e as máquinas vão dominar todos os processos?”
É claro que não! Porém, como você já deve imaginar, o perfil desse funcionário mudou. O que é nenhuma surpresa, afinal de contas, era necessário que ele se adaptasse a essa nova realidade. Vamos entender como isso funciona na prática no tópico a seguir.
Como é o Perfil do Profissional da industria 4.0
Não é exagero nenhum se afirmarmos que o profissional da indústria nunca foi tão exigido como é hoje em dia. Porém, não é só uma exigência técnica, como ocorria antigamente.
Para que ele se destaque, ele precisa se desenvolver de maneira multidisciplinar. O que não quer dizer que as habilidades específicas deixaram de existir, é claro.
De modo geral, podemos afirmar que as pessoas que trabalham na Indústria 4.0 são aquelas que possuem habilidades e conhecimentos específicos em áreas como tecnologia da informação, automação, robótica, inteligência artificial, cibersegurança, IoT, análise de dados e engenharia.
Elas são responsáveis por projetar, implementar e manter os sistemas avançados da Indústria 4.0, e precisam possuir habilidades e características específicas para lidar com as tecnologias avançadas e as exigências do ambiente de trabalho.
Entre essas características incluem habilidades técnicas, analíticas, comunicação, colaboração, flexibilidade, inovação, liderança e habilidades de aprendizado contínuo.
Perceba que, não adianta só ser muito bom em tecnologia e ponto final. Se ele não desenvolver suas soft skills, como a liderança, comunicação, colaboração, entre outras, ele dificilmente vai conseguir ocupar uma posição de destaque, dentro de uma empresa.
Vamos entender, a seguir, como funcionam essas habilidades na prática.
7 Habilidades que o Profissional da Indústria 4.0 precisa ter
1. Habilidades técnicas
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ter conhecimentos sólidos em áreas como tecnologia da informação, automação, robótica, inteligência artificial, IoT, cibersegurança e análise de dados.
2. Habilidades analíticas
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ser capazes de analisar e interpretar dados para identificar tendências, problemas e oportunidades de melhoria.
3. Habilidades de comunicação
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ser capazes de comunicar de forma clara e eficaz com colegas de equipe, gerentes e outros stakeholders, seja oral ou escrita.
4. Habilidades de colaboração
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ser capazes de trabalhar em equipe e colaborar com outras áreas para alcançar os objetivos da empresa.
5. Habilidades de Inovação
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ser capazes de pensar fora da caixa e buscar formas inovadoras de melhorar os processos de produção.
6. Habilidades de liderança
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam ser capazes de liderar e motivar equipes para alcançar metas e objetivos.
7. Habilidades de aprendizado contínuo
Os profissionais da Indústria 4.0 precisam estar sempre atualizados com as últimas tecnologias e tendências para garantir a competitividade e a eficiência da empresa.
Olhando para essas 7 habilidades que listamos acima, uma coisa fica bastante clara, a de que, apesar de tantas coisas, hoje, o profissional que trabalha na indústria 4.0 se desenvolveu muito quando a gente compara com o profissional do início do setor, durante a revolução industrial.
Fazendo dele, uma peça chave para que a empresa não apenas seja capaz de produzir mais, mas, também, de se desenvolver continuamente nesse mercado que se encontra em constante evolução.