Fluxostato – O que é e como ele funciona

O fluxostato é um dispositivo de medição e que possui uma forte presença dentro da indústria, sendo que sua função é bastante importante.

Muitos o confundem com o pressostato, e isso se dá não apenas pelo nome mas pela função de medição que ambos exercem.

Entretanto, ambos possuem diferentes finalidades e nesse artigo você vai entender quais são essas diferenças e como funciona um fluxostato.

O que é um Fluxostato

Fluxostatos são dispositivos responsáveis por monitorar o fluxo de vapor, líquido ou ar. 

E, quando falamos isso, já fica claro o entendimento sobre a diferença entre ele e o pressostato. 

No caso do pressostato, a medição é relativa à pressão e ela ocorre com a finalidade de evitar que ocorram sobrepressões, sendo um equipamento importantíssimo no que diz respeito à segurança.

Por outro lado, a medição do fluxostato se refere ao que mencionamos acima. Em outras palavras, e para ficar ainda mais claro, o fluxostato não mede a quantidade de líquido existente em um sistema, tão pouco a pressão que ela exerce dentro da tubulação.

Ele vai servir para identificar e medir a movimentação que essa água vai ter dentro da tubulação. 

Seu acionamento também é automático e ele entrará em ação caso perceba alguma anormalidade nos diferentes tipos de componentes que estiverem presentes na tubulação.

Há de se considerar ainda o valor bastante atrativo que esse componente possui. Sem contar a sua durabilidade que é bastante alta.

industria-empresa
Os fluxostatos desempenham um papel fundamental em muitos setores da indústria.

Como funciona o Fluxostato

A fim de tornar o entendimento sobre o seu funcionamento mais fácil, vamos exemplificar. Imagine que um fluxostato foi instalado em uma rede hidráulica, em que existe um certo fluxo de água no interior de um tubo.

Esse fluxo é garantido a partir do momento que uma válvula é acionada e quando a água começar a passar por esse cano, passando por dentro de uma bomba hidráulica, o fluxostato logo é capaz de detectar o seu fluxo.

A partir disso, o fluxostato vai emitir um sinal de comando, a fim de acionar a bomba, para que a água possa atingir o nível de fluxo desejado. E, alcançando este nível desejado, a válvula é fechada, o fluxo é estabilizado e o fluxostato desliga a bomba hidráulica.

Os fluxostatos são compostos, normalmente, por um mecanismo com uma palheta. Sendo que, o fluído que estiver presente dentro da tubulação irá deslocar essa palheta quando atingir uma certa velocidade.

Daí por diante ele poderá desligar ou ligar um determinado equipamento. Além disso, ele pode também sinalizar alguma situação em um circuito elétrico.

Essa palheta pode ainda sofrer ajustes, a fim de determinar as condições de velocidade do fluxo.

Entretanto, precisamos considerar também um outro tipo de fluxostato, os calorimétricos. Nesse caso, para determinar o nível de fluxo eles vão fazer uso do resfriamento desse fluido.

Aqui as palhetas são substituídas por um sensor que possui dois transistores e um elemento de aquecimento.

Um transistor fica na ponta, próximo ao fluido, e ele é usado a fim de detectar as mudanças de velocidade do líquido. Já o outro, fica acoplado à parede cilíndrica e serve de referência  para condições de fluido ambiente.

Sendo que, a variação de temperatura entre os dois transistores é o fator que vai fornecer a medição da velocidade do fluido após a sonda do sensor.

Conclusão

Assim como o pressostato, o fluxostato cumpre um papel de bastante importância, uma vez que, medir a vazão com precisão é crucial.

Afinal, eles podem desligar um motor, quando não há fluxo, ou acioná-lo, assim que o fluxo tiver início. E podem, inclusive, emitir um sinal quando o fluxo é interrompido, e desligar esse sinal assim que o fluxo atingir o valor desejado.

Por conta dessas funções, os fluxostatos desempenham um papel fundamental em muitos setores da indústria. Portanto, vale ressaltar a importância de adquirir produtos de qualidade.

E, aqui na Nepin, contamos com um modelo de Fluxostato da marca Danfoss, referência no mercado de automação industrial

Além disso, você poderá encontrar pressostatos e outros instrumentos que são fundamentais dentro do processo de automação, acessando o nosso portfólio de produtos.

 

Deixe um comentário