Uma vez incluído no cenário industrial, onde diversas áreas exigem respostas ágeis e eficazes, torna-se valioso estar ciente de quais dispositivos utilizar para cada necessidade fabril.
Além disso, sabe-se que a escolha desse dispositivo impacta diretamente na eficiência e segurança do sistema, bem como na qualidade do produto semi-acabado ou acabado.
Considerando que as válvulas, neste contexto, são dispositivos utilizados para tratar diferentes variáveis de processo, surge a motivação de conhecermos as diferentes variações de um mesmo dispositivo.
Contudo, a escolha de uma válvula pode ser um desafio e tanto, em função da sua aplicação e função, e com isso reconhecemos que é um atrativo conhecer a um tipo de válvula que é versátil e confiável neste quesito.
Por isso, trazemos este texto para que você tenha uma preocupação a menos para lidar no seu escopo de trabalho, apresentando a válvula ICS Danfoss.
Se você ainda não a conhece, saiba que a solução industrial para o seu processo pode estar diante dos seus olhos.
Portanto, não perca mais tempo e venha conhecer quais os diferenciais da válvula ICS Danfoss e onde aplicá-la.
Contents
O que é a válvula ICS
Composta principalmente pelo corpo, módulo de função e tampa superior, a válvula ICS é mais uma demonstração prática de inovação da Danfoss para válvulas destinadas à refrigeração industrial.
Antes de mencionarmos o princípio do termo “ICS”, é importante salientar que a válvula ICS faz parte da família ICV (Industrial Control Valves) da Danfoss, o que contempla válvulas de controle industriais.
Já o termo “ICS” que acompanha essa válvula, carrega consigo um viés de princípio modular, o que diz respeito à possibilidade de combinar o corpo da válvula, o qual está disponível com várias conexões, com módulos de função e tampas superiores.
Ainda sobre o seu construtivo, é importante destacar que a sua tampa, está disponível em duas versões: conexão única (ICS 1) e conexão tripla (ICS 3).
Essas conexões, que são roscadas, se tratam de pilotos e, portanto, temos que a válvula ICS é uma válvula piloto servo-operada.
Desse modo, essa válvula leva a definição de versatilidade ao ambiente fabril, visto que a função da válvula ICS é definida pelas válvulas piloto conectadas.
E, não menos importante, essa válvula tem um design compacto e é pouco pesada.
Válvula ICS: quais os seus diferenciais
Após uma breve apresentação do que é a válvula ICS, podemos entrar no assunto principal e relatar os benefícios que, de fato, fazem com que a válvula ICS seja um diferencial para o seu sistema de refrigeração industrial.
Abaixo, os diferenciais da válvula ICS estão listados em tópicos e também acompanhados de uma explicação objetiva.
- Alta pressão máxima de trabalho: a válvula ICS tem capacidade de operar com até 65 bar (943 psig) para tamanhos DN25 a DN65 (80) e 52 bar (754 psig) para tamanhos DN100 a DN150;
- Opções de tamanhos e conexões: oito corpos de válvula diferentes com uma variedade de tamanhos de conexão disponíveis;
- Conexões diversificadas para corpo de válvula: disponibilidade de diferentes tipos de conexões, como solda de topo, solda de encaixe, solda e conexões roscadas, para corpos de válvula ICV;
- Construção em aço de baixa temperatura: corpo de válvula e tampa superior feitos de aço para baixa temperatura, garantindo durabilidade e resistência;
- Design compacto e leve: instalação e manuseio facilitados;
- Regulagem de precisão: devido ao cone de regulagem em “V” e anel de pistão de aço para controle preciso, especialmente em cargas parciais.
- Diferentes módulos: vários tipos de conexões e tamanhos disponíveis, o que permite uma fácil substituição do módulo de função e conversão para válvula operada por motor ICM;
- Abertura manual: para controle manual manutenção, tem-se a função de abertura manual;
- Funções de controle flexíveis: possibilidade de montar diversas válvulas piloto para diferentes funções de controle (LIGA/DESLIGA, proporcional, integral, cascata);
- Porta de medição de pressão: porta de conexão para medidor de pressão – verificação da pressão de entrada da válvula;
- Proteção contra corrosão: superfície zincada e cromada para proteção durante armazenamento, transporte e instalação;
- Ampla faixa de temperatura de operação: operação eficiente em temperaturas de -60 °C a +120 °C (-76 °F a +248 °F);
- Manutenção facilitada: assento de válvula de Teflon substituível e kits de peças de reposição disponíveis para manutenção simplificada.
Aplicações
As aplicações para a válvula ICS são diversas. Primeiramente, vimos que a sua função pode ser descrita por meio dos pilotos nela postos, podendo assumir a função de válvula solenóide, controle de pressão, controle proporcional, entre outros.
Isso se deve ao fato de que duas, das três conexões de piloto S1 e D2, são conectadas em série, enquanto a terceira (P) é conectada em paralelo às outras duas. Isso permite diferentes combinações de válvulas, proporcionando inúmeras variações nas funções de controle.
Além da válvula operada por piloto ser capaz de regular a pressão e temperatura em função on/off ou proporcional em sistemas de refrigeração, essas válvulas podem ser utilizadas em:
Lado de baixa e de alta pressão;
- Linha de sucção úmida e seca;
- Linhas de líquido com e sem mudança de fase (onde não há expansão);
- Diversos refrigerantes industriais, incluindo HCFC, HFC, R717 (Amônia) e R744 (CO2);
Em outras palavras, a válvula ICS é uma válvula piloto servo-operada que possui total capacidade para atender às suas necessidades industriais.
Acredite, o seu sistema de refrigeração não será o mesmo com essa válvula.
Para conhecer mais sobre essa válvula, você pode assistir a um vídeo, clicando aqui.
Se, além disso, você deseja obter válvulas ICS, acesse o nosso portfólio de produtos ou clique nos itens abaixo.