O Pressostato é um instrumento de medição de grande relevância nos dias de hoje.
Isso ocorre pelo simples fato de que existe uma quantidade consideravelmente grande de sistemas que funcionam à base de pressão. Cuja utilização vai além do setor industrial.
Essa pressão, em certas circunstâncias, pode oferecer riscos. Culminando, até mesmo, em possíveis explosões.
Portanto, faz-se necessário utilizar mecanismos que possam assegurar o funcionamento desse tipo de equipamento. E, nesse sentido, o pressostato exerce um papel muito importante.
Acompanhe-me nesta leitura e descubra de fato o que é o pressostato, qual a sua função e o porquê de sua importância nos processos industriais.
O que é o Pressostato
Esse componente tem como finalidade fornecer proteção para equipamentos ou processos industriais.
E, como já dissemos logo no início desse artigo, o pressostato é um instrumento de medição.
Sua função básica é fornecer dados em relação à pressão de equipamentos, máquinas e outros dispositivos.
Para exercer esse papel, ele conta geralmente com os seguintes recursos:
- Sensor: Responsável por monitorar a pressão dos fluidos que passam pelo pressostato. Sua constituição é normalmente formada por um diafragma, pistão, fole ou transmissor;
- Mecanismo de ajuste: Cria ajustes dos setpoints mínimos e máximos para que o pressostato possa exercer o seu papel;
- e uma unidade interruptora: Possui contatos elétricos que são acionados pelo movimento do sensor.
Deste modo, é possível fazer o controle da pressão, além de fornecer proteção de equipamentos contra sobrepressões e subpressões.
Lembrando que, essa proteção é vital para o bom andamento dos processos. Uma vez que os riscos envolvidos, em um possível acidente, podem ser desastrosos.
Tipos de pressostatos
- Pressostato para Sistema Pneumático: Neste caso, é realizado o monitoramento de gases pressurizados. Bons exemplos disso são o ar comprimido, vapor, gás comprimido, entre outros. Esse sistema é amplamente utilizado em compressores de ar, máquinas de lavar e etc.
- Pressostato para Sistema Hidráulico: Por outro lado, os pressostatos utilizados no sistema hidráulico realizam o monitoramento de fluídos líquidos. Exemplos deles são: combustível, óleo e água. Esse sistema é normalmente utilizado em reservatórios de água e piscinas.
Medição e funcionamento
Já falamos que os pressostatos possuem, geralmente, três elementos básicos em seu funcionamento, não é mesmo?
Agora resta entender como esses elementos se relacionam entre si e fornecem a medição, bem como a proteção com a qual foi encarregado de realizar.
Para fazer isso, o pressostato é conectado diretamente a um recipiente ou tubulação. É nesse local que passará o fluido pressurizado cuja pressão precisa ser monitorada.
A partir do instante que o líquido faz a passagem, o sensor fica responsável em fornecer os dados referentes ao processo de medição da pressão que ali se encontra e Identifica se a pressão está abaixo ou acima dos valores pré definidos.
Quem faz essa predefinição é o mecanismo de ajuste. Nele são estabelecidos setpoints máximos e mínimos.
E, para finalizar, existe o papel da unidade interruptora. Sua ação é sinalizar, desligar, controlar, alertar ou ligar algo no circuito elétrico.
Pressostato Danfoss
Agora que já ficou bastante clara a importância do pressostato e a sua ampla utilização, fica mais do que evidente a necessidade em adquirir componentes de qualidade.
Afinal, é preciso considerar os ricos, bem como os custos referentes a aquisição e manutenção.
E ,pensando por esse lado, é preciso fazer uma importante ressalva em relação a uma marca que já possui mais de 75 anos de experiência na produção de controles de pressão para aplicações na indústria
Sua enorme gama de produtos oferece diversos recursos e benefícios, tais como:
- Pressostatos para diferenciais pequenos
- Tecnologia de fole
- Projetados para várias aplicações
- Contatos de ação rápida
- Quinze aprovações internacionais
- Alta estabilidade em caso de vibração
- Amplas faixas de pressão
- Alta confiabilidade
- Diferentes elementos de sensoriamento
Nepin – Distribuidora Danfoss
E, quando olhamos para o cenário nacional, percebemos que existe uma grande aliada à Danfoss, na distribuição de seus produtos.
E aí? Conseguiu entender como funciona um pressostato e qual a sua importância para a segurança de diversos processos industriais?
Caso ainda tenha alguma dúvida, é só escrever o seu comentário logo abaixo deste texto.
E não deixe de conferir também os nossos outros conteúdos exclusivos!