O que é o Pressostato – Medição e Segurança em processos industriais

O Pressostato é um instrumento de medição de grande relevância nos dias de hoje.

Isso ocorre pelo simples fato de que existe uma quantidade consideravelmente grande de sistemas que funcionam à base de pressão. Cuja utilização vai além do setor industrial.

Essa pressão, em certas circunstâncias, pode oferecer riscos. Culminando, até mesmo, em possíveis explosões.

Portanto, faz-se necessário utilizar mecanismos que possam assegurar o funcionamento desse tipo de equipamento. E, nesse sentido, o pressostato exerce um papel muito importante.

Acompanhe-me nesta leitura e descubra de fato o que é o pressostato, qual a sua função e o porquê de sua importância nos processos industriais.

O que é o Pressostato

Esse componente tem como finalidade fornecer proteção para equipamentos ou processos industriais.

E, como já dissemos logo no início desse artigo, o pressostato é um instrumento de medição.

Sua função básica é fornecer dados em relação à pressão de equipamentos, máquinas e outros dispositivos.

Para exercer esse papel, ele conta geralmente com os seguintes recursos:

  •     Sensor: Responsável por monitorar a pressão dos fluidos que passam pelo pressostato. Sua constituição é normalmente formada por um diafragma, pistão, fole ou transmissor;
  •     Mecanismo de ajuste: Cria ajustes dos setpoints mínimos e máximos para que o pressostato possa exercer o seu papel;
  •     e uma unidade interruptora: Possui contatos elétricos que são acionados pelo movimento do sensor.

Deste modo, é possível fazer o controle da pressão, além de fornecer proteção de equipamentos contra sobrepressões e subpressões.

Lembrando que, essa proteção é vital para o bom andamento dos processos. Uma vez que os riscos envolvidos, em um possível acidente, podem ser desastrosos.

Tipos de pressostatos

  •     Pressostato para Sistema Pneumático: Neste caso, é realizado o monitoramento de gases pressurizados. Bons exemplos disso são o ar comprimido, vapor, gás comprimido, entre outros. Esse sistema é amplamente utilizado em compressores de ar, máquinas de lavar e etc.
  •     Pressostato para Sistema Hidráulico: Por outro lado, os pressostatos utilizados no sistema hidráulico realizam o monitoramento de fluídos líquidos. Exemplos deles são: combustível, óleo e água. Esse sistema é normalmente utilizado em reservatórios de água e piscinas.

 

Medição e funcionamento

Já falamos que os pressostatos possuem, geralmente, três elementos básicos em seu funcionamento, não é mesmo?

Agora resta entender como esses elementos se relacionam entre si e fornecem a medição, bem como a proteção com a qual foi encarregado de realizar.

Para fazer isso, o pressostato é conectado diretamente a um recipiente ou tubulação. É nesse local que passará o fluido pressurizado cuja pressão precisa ser monitorada.

A partir do instante que o líquido faz a passagem, o sensor fica responsável em fornecer os dados referentes ao processo de medição da pressão que ali se encontra e Identifica se a pressão está abaixo ou acima dos valores pré definidos.

Quem faz essa predefinição é o mecanismo de ajuste. Nele são estabelecidos setpoints máximos e mínimos.

E, para finalizar, existe o papel da unidade interruptora. Sua ação é sinalizar, desligar, controlar, alertar ou ligar algo no circuito elétrico.

tubulação-medidor
A função básica do pressostato é fornecer dados em relação à pressão de equipamentos, máquinas e outros dispositivos.

Pressostato Danfoss

Agora que já ficou bastante clara a importância do pressostato e a sua ampla utilização, fica mais do que evidente a necessidade em adquirir componentes de qualidade.

Afinal, é preciso considerar os ricos, bem como os custos referentes a aquisição e manutenção.

E ,pensando por esse lado, é preciso fazer uma importante ressalva em relação a uma marca que já possui mais de 75 anos de experiência na produção de controles de pressão para aplicações na indústria

A Danfoss.

Sua enorme gama de produtos oferece diversos recursos e benefícios, tais como:

  • Pressostatos para diferenciais pequenos
  • Tecnologia de fole
  • Projetados para várias aplicações
  • Contatos de ação rápida
  • Quinze aprovações internacionais
  • Alta estabilidade em caso de vibração
  • Amplas faixas de pressão
  • Alta confiabilidade
  •     Diferentes elementos de sensoriamento

Nepin – Distribuidora Danfoss

E, quando olhamos para o cenário nacional, percebemos que existe uma grande aliada à Danfoss, na distribuição de seus produtos.

A Nepin, que conta com um portfólio bastante completo de pressostatos para o uso industrial. Todos eles com o certificado Danfoss de qualidade.

E aí? Conseguiu entender como funciona um pressostato e qual a sua importância para a segurança de diversos processos industriais?

Caso ainda tenha alguma dúvida, é só escrever o seu comentário logo abaixo deste texto.

E não deixe de conferir também os nossos outros conteúdos exclusivos!

Deixe um comentário