O controle e a criticidade de processos industriais têm sido mais severos no decorrer dos anos, visto o avanço da automação, a qual possibilita o melhor ajuste do ambiente controlado em função da maior exatidão dos parâmetros nele contidos.
Por exemplo, nas indústrias alimentícia e farmacêutica, o controle de nível de uma matéria em transformação, é um processo a ser criticamente controlado.
Isso se deve ao fato de que o controle do nível dessa matéria (sólida, líquida ou gasosa) reflete tanto o comportamento das grandezas físicas do processo, quanto o comportamento do processo no geral.
Neste contexto, em que as máquinas devem ser controladas comunicando-se com outros dispositivos que influenciam nas grandezas físicas do processo de nível de matéria, tem-se um dispositivo que torna o sistema de automação muito menos complexo: o interruptor de nível.
Não o conhece ou não sabe como este dispositivo funciona? Se a resposta for não, então continue por aqui, pois apresentaremos o que este dispositivo é e como o mesmo funciona.
O que é o interruptor de nível
Antes de mais nada, quando mencionarmos a palavra “matéria”, estamos falando sobre algum composto que pode ser sólido, líquido ou gasoso, está bem? Então vamos lá.
O controle de nível é algo crítico em diversas indústrias, seja nas indústrias de base, indústrias de bens intermediários, indústrias de bens de consumo duráveis e não duráveis.
Por isso, os equipamentos industriais são ajustados de modo que forneçam condições para que o nível de material esteja sempre controlado.
Entre essas condições, podemos citar as variáveis físicas do processo (temperatura e pressão, por exemplo) ou até mesmo o controle de fluxo que garanta uma mistura controlada.
O exemplo não foi suficiente? Então vamos tornar isso mais prático.
Primeiramente, podemos dar o exemplo das indústrias farmacêuticas, biológicas e alimentícias, as quais possuem, em seus processos, tanto as misturas de matérias-primas e outros insumos externos quanto processos específicos ou comuns, como:
- Granulação: transformação de matérias-primas, em forma de pó, para forma de grãos;
- Calibração: uniformizar o formato dos grãos;
- Mistura: entre ingrediente farmacêutico ativo e componentes;
- Envase: transporte da da quantidade correta de uma vacina de um tanque, por exemplo, dentro do seu recipiente (ampola);
- Reação química: onde são realizadas, nos reatores químicos, misturas e reações químicas entre líquido-líquido, reações complexas (catálises), reação com halogênios, reações com gás-líquido (cloreto de hidrogênio e fosgênio), etc;
- Tratamentos térmicos: pasteurização, UHT, entre outros;
- Refrigeração: utilizado em tanques, tubos verticais, acumuladores, receptores, entre outros;
- Entre outros.
É claro, nem todos os processos são comuns entre as indústrias mencionadas, mas observa-se que há uma diversidade desses processos que envolvem o controle crítico no nível de matéria a ser transformada.
Com essa constatação, damos destaque ao interruptor de nível, que é um dispositivo eletrônico especial para esses casos.
Curioso para saber como o interruptor de nível funciona? Então atente-se para o próximo tópico.
Como o Interruptor de nível funciona
Basicamente, para entender como um interruptor de nível funciona, precisamos primeiramente entender para o que ele serve.
Pois bem, o interruptor de nível é um dispositivo que estará conectado a um outro equipamento industrial e, assim como o sensor de nível, este também mede o nível do material utilizado no processo.
Embora a medição do nível seja uma das possibilidades oferecidas por este dispositivo, essa é na verdade um benefício “secundário” ou simplesmente um requisito para a sua função principal: ativar ou desativar um equipamento de acordo com o nível alcançado.
Em outras palavras, o interruptor de nível inclui um relé que comuta (liga ou desliga) através da variação do material em que está sendo medido.
Com um olhar mais clínico para essa variação do material, concluímos que esse dispositivo traz informações importantíssimas acerca do processo, pois, uma vez que temos um fluido como objeto de trabalho, entendemos que:
- Pode estar ocorre uma variação das grandezas físicas do processo;
- O fluxo de entrada de material em um misturador pode estar desorganizado;
- O processo pode ter uma perturbação indesejada;
- Entre outros.
Com essa informação e, com o uso da automação, o interruptor tem a função de automaticamente desativar o equipamento industrial (bomba hidráulica, compressor, motor elétrico, entre outros) para que sejam evitados acidentes e falhas na fabricação.
Para que isso seja possível, o interruptor pode funcionar de diferentes modos, os quais remetem os seus diferentes tipos. Vamos checar?
- Interruptor capacitivo: a capacitância se altera quando o nível pré-ajustado é alcançado, mudando o estado do interruptor;
- Interruptor Óptico: emite um feixe ou laser de luz infravermelha para detectar a presença do líquido, sendo que este líquido é detectado quando bloqueia ou reflete o laser, ativando a função do interruptor;
- Interruptor condutivo: quando o conteúdo é um líquido condutor e entra em contato com o dispositivo, a passagem de corrente é permitida, ativando-o;
- Flutuador: o flutuador ou bóia, quando atingem uma posição específica vertical ao acompanhar o nível de um líquido, ativa o interruptor de contato reed ou micro interruptor, que fecha ou abre o’circuito elétrico;
- Garfo vibratório: o garfo que vibra, quando tem contato com o conteúdo de trabalho, tem a sua vibração amortecida, sendo detectado então pelo dispositivo, ativando-o.
Portanto, nota-se que cada um desses dispositivos tem vantagens e desvantagens sobre outros e, por isso, não há um que seja mais utilizável do que o outro.
A utilização vai depender da aplicabilidade, da viabilidade financeira e de projeto, do tamanho, entre outros.
É importante enfatizar que, além de tudo, este dispositivo oferece ao processo uma segurança desejável. Em conjunto com válvulas de segurança e de alívio, obtém-se um sistema industrial encaminhado à prova de falhas de segurança.
E, para facilitar a sua busca por acessórios que forneçam o monitoramento e a segurança dos seus processos industriais, a Nepin os disponibiliza no próprio site.
Basta acessar os nossos produtos e escolher qual convém mais à sua necessidade.
Quer uma amostra? Então confira abaixo o que preparamos para você.
- Interruptor de nível;
- Sensores de temperatura;
- Pressostatos;
- Válvulas de segurança e alívio;
- Controladores de temperatura.