O setor de dragagem está sendo transformado por ações que a levam a práticas mais sustentáveis e eficientes, já que um dos maiores desafios enfrentados pela indústria se resume ao uso de grandes quantidades de energia e combustíveis fósseis, os quais impactam diretamente o meio ambiente.
Contudo, a evolução das ferramentas tecnologias propõe um novo cenário para as empresas que decidem investir neste meio, destacando o uso de motores elétricos e inversores de frequência para substituir os antigos motores a diesel em operação de perfuração horizontal.
Neste viés, a Nepin decide apresentar como essas inovações estão moldando o futuro da dragagem, explorando como a implementação de tecnologia verde e os inversores Danfoss VACON® NXP se relacionam no mesmo contexto e contribuem para a sustentabilidade e eficiência operacional neste setor.
Contents
Visão geral do contexto
Se você tem acompanhado as notícias acerca das metas globais, regulamentações ambientais e a redução na emissão de carbono, então você está ciente da crescente pressão por soluções ambientais mais eficazes.
A indústria de dragagem, neste cenário, foi forçada a adotar práticas mais sustentáveis para a escavação e perfuração, uma vez que as tradicionais máquinas a diesel, embora potentes, não eram compatíveis com essas novas exigências, o que levou à busca por alternativas mais verdes.
Mas, o que é a perfuração horizontal?
Resumidamente, a perfuração horizontal é uma técnica essencial em projetos de dragagem, que utiliza tubos de 3 a 9,5 metros de comprimento estendidos até três quilômetros e pode ser observada na criação de canais subterrâneos, por onde são conduzidos grandes volumes de solo e fluidos.
No caso do caso em questão, que ocorreu na Holanda (maarheeze, por exemplo) exigia, até recentemente, bombas de alta pressão movidas por motores a diesel.
Contudo, assim como é mencionado neste texto, a necessidade por uma alternativa mais ecológica levou empresas especializadas a desenvolver novas soluções, substituindo os motores a diesel por unidades elétricas.
O que é o inversor de frequência
Comecemos pelo básico: o que é o inversor de frequência, dispositivo este que ganha destaque no presente texto.
Um inversor de frequência é resumido a um dispositivo eletrônico que tem a função de controlar a velocidade de motores elétricos, ajustando a frequência da energia fornecida a eles.
Isso ocorre porque os componentes do dispositivo conseguem converter corrente alternada (CA) de frequência fixa para uma frequência variável, e isso permite controlar a rotação e torque do motor conforme a demanda da aplicação.
Portanto, utiliza-se o inversor de frequência em sistemas de ventilação, bombas, bobinadeiras e transportadores, seja para otimizar o desempenho, melhorar a eficiência energética e reduzir o desgaste do motor.
A Tecnologia que trouxe solução para a indústria de dragagem
As ferramentas oferecidas pelo mercado atual podem nos surpreender positivamente quanto aos resultados esperados e tal constatação é observada na ferramenta chave para a inovação na perfuração horizontal, que por sinal, é bem acessível: os inversores de frequência Danfoss VACON® NXP.
Estes inversores são característicos pela sua robustez para operar em ambientes exigentes, garantindo desempenho de alta eficiência, mesmo em condições adversas como temperaturas extremas, poeira e lama.
Além disso, o fato do seu modelo Danfoss VACON® NXP Liquid Cooled ser resfriado por líquido, elimina a necessidade de grandes sistemas de ar condicionado, reduzindo o espaço necessário e os custos operacionais.
Desta forma, a B&P Electric Motors, Van Vulpen, Dugapro e Duim Techniek puderam desenvolver a bomba móvel de alta pressão com motores de capacidade de 450 kW e 3% de geração de calor devido a um contêiner capaz de lidar com as demandas.
Os resultados dizem por si só
Embora a redução de emissões fosse a premissa principal para a busca de um sistema de perfuração horizontal diferente do convencional, o uso combinado das tecnologias descritas proporcionou outros benefícios significativos para a indústria, como:
- Eficiência operacional;
- Unidades de bomba operando de maneira mais silenciosa, já que não são necessários grandes ventiladores;
- Capacidade impressionante de bombear até 3.200 litros de água por minuto a uma pressão de 70 bar;
- Redução no consumo de energia, já que tornou-se desnecessário o uso de grandes sistemas de ar condicionado para dissipar calor;
- Em especial, pelo inversor: cumprimento de todos os padrões internacionais relevantes e requisitos globais, incluindo aprovações marítimas, de segurança, EMC e harmônicas;
- Após a extração, é possível reutilizar o solo escavado, o qual passa por recuperação, separando areia e contaminantes do fluido de perfuração para potencial reutilização.
À medida que as operações de dragagem continuam a se adaptar a novas exigências ambientais e regulatórias, a implementação de soluções elétricas e tecnologias, como os inversores VACON® NXP, demonstram que a tecnologia é capaz de atender às novas tendências.
Afinal, os resultados dessa inovação comprovam isso, já que não só a redução do uso de combustíveis fósseis e a minimização das emissões foram obtidos, mas também o alinhamento com as tendências globais de sustentabilidade.
Portanto, o futuro da dragagem está cada vez mais verde, e a inovação tecnológica oferecida pelos inversores VACON® NXP é a chave para o sucesso nesse novo cenário, e você pode encontrá-los aqui, na Nepin.