Câmaras Frias x Túneis de Congelamento: quais as diferenças entre eles?

No âmbito da refrigeração industrial, além de ser preciso conhecer intimamente os métodos de fabricação dos artefatos, é necessário também conhecer os materiais (equipamentos, dispositivos e tecnologias) que devem estar incluídos neste processo de fabricação.

Sabe-se também que a refrigeração industrial está incluída na indústria não somente nos processos de fabricação, mas também na fase de armazenamento dos produtos, inclusive situados nas etapas finais de produção.

Tendo em vista que esse processo de armazenamento de produtos exige diferentes equipamentos para diferentes necessidades, é válido trazer à tona dois equipamentos possíveis a serem utilizados para tal processo: a câmara fria e o túnel de congelamento.

Muitos não os conhecem e, outros vários que os conhecem, não sabem como distingui-los e, portanto, não sabem em quais ocasiões utilizá-los.

Portanto, este texto foi escrito a fim de sanar, de uma vez por todas, uma dúvida que pode ser simples de ser entendida e, mais intensamente, pode ser útil na tomada de decisão na sua indústria ou no seu estudo.

Atente-se, pois a partir de agora, você terá acesso a um conteúdo que lhe ajudará a diferenciar ambos os equipamentos.

Câmaras Frias e Túneis de Congelamento na Refrigeração Industrial

Diferenciar a câmara fria de um túnel de congelamento é importante em diversas ocasiões, inclusive quando surge a necessidade de estudá-lo, adquiri-lo ou simplesmente analisar qual é o equipamento viável para atender as exigências de processamento alimentício.

Embora ambos os equipamentos façam parte do âmbito da refrigeração industrial, as dúvidas acerca do assunto tornam-se cada vez mais pertinentes, talvez pelas suas estruturas um pouco parecidas ou pela simples confusão em relação à aplicação.

Contudo, o que podemos afirmar é que ambos os equipamentos exercem funções essenciais e garantem o sucesso das fases finais de diversos produtos, porém de modos distintos. 

E quais seriam esses produtos?

Bem, vou dar uma pista que vai lhe ajudar inclusive a entender uma breve diferença entre os equipamentos: os produtos inseridos, podem não ser algo em comum entre os equipamentos, simplesmente devido às suas faixas de temperatura de operação distintas.

Quer saber mais o que os diferencia, para que você possa escolher qual o melhor para o que você procura? Então vamos diferenciá-los.

Câmaras Frias ou Túneis de Congelamento: qual utilizar?

Algo que é do conhecimento comum, é que a refrigeração de um produto voltada para o armazenamento do mesmo, permite que as suas características relacionadas à textura, cor, sabor, entre outros, sejam preservados.

Além disso, não podemos deixar de citar a importância que esse processo oferece aos produtos perecíveis e sensíveis à temperatura.

Resumidamente e, assim como foi dito no início do texto, o processo de armazenamento de algum produto por meio da refrigeração, garante o sucesso de fabricação do mesmo, é claro, desde que feito corretamente e desde que as etapas anteriores estejam qualitativamente validadas.

No entanto, se temos dois diferentes equipamentos que podem ser utilizados exatamente para finalizar o processamento de produtos diferentes, em especial, aqueles da indústria alimentícia, temos que diferenciá-los.

E para tornar a compreensão desse assunto industrial mais fluido, listamos as suas diferenças abaixo.

  • Finalidade

  • Túneis de congelamento: esse equipamento tem a função principal de fazer com que os produtos nele inseridos, alcancem temperaturas muito baixas.

Assim, os produtos são, nesse equipamento, congelados, para que sejam preservadas a sua qualidade e a textura.

Entre alimentos que são inseridos nos túneis de congelamento, podemos citar bolos, 

peixes, frutas, entre outros;

  • Câmaras frias: já a função deste equipamento é fazer com que os alimentos sejam apenas resfriados.

Portanto, os alimentos (frutas, verduras, carnes e laticínios, por exemplo) são mantidos frescos, sem serem congelados.

  • Aplicação

  • Túneis de congelamento: são aplicados em indústrias de processamento de alimentos (como de congelados), para congelar produtos em larga escala e de forma precisa;
  • Câmaras frias: utilizadas em armazéns, frigoríficos, supermercados, restaurantes e indústria de alimentos, para preservar alimentos perecíveis e, como dissemos, sem congelá-los.

  • Temperatura e modo de operação

  • Túneis de congelamento: como se trata de um equipamento que vá congelar o seu produto, a faixa de temperatura de refrigeração é de -18 °C a 0 °C, podendo chegar a temperaturas ainda menores (temperaturas bem inferiores à de congelamento);
  • Câmaras frias: mantém as temperaturas acima do ponto de congelamento (0 °C até 18 °C, aproximadamente), geralmente na faixa de refrigeração, para desacelerar o processo de deterioração do alimento.
  • Velocidade de resfriamento

  • Túneis de congelamento: o ciclo de resfriamento em túneis de congelamento é muito rápido, em que o ar de refrigeração que sai do evaporador, é forçado por meio de ventiladores (transferência de calor por convecção forçada);
  • Câmaras frias: já em câmaras frias, o resfriamento é mais lento, a fim de manter a temperatura de armazenamento e não congelar os alimentos rapidamente.
  • Estrutura e design

  • Túneis de congelamento: geralmente túneis longos com esteiras transportadoras (se forem túneis do tipo contínuos), as quais movem os alimentos até a câmara, onde é exposta às baixas temperaturas;
  • Câmaras frias: salas isoladas com isolamento térmico e sistemas de refrigeração, normalmente com prateleiras.

Por fim, observamos que os dois equipamentos comparados neste texto, possuem diferentes funções. Por isso, não tem um equipamento que seja mais completo ou vantajoso do que o outro, visto que os seus respectivos usos dependem apenas da aplicabilidade.

Em outras palavras, para um produto que necessite ser congelado, o equipamento correto a ser escolhido, entre os dois tipos apresentados, é o túnel de congelamento.

Já se o processo exige que o produto seja mantido fresco (resfriado), o equipamento a ser selecionado é a câmara fria.

Contudo, há algo em comum em ambos os equipamentos: seus dispositivos e acessórios industriais devem ser bons o suficiente para oferecer um bom desempenho ao longo do processo.

Para que essa premissa seja obedecida, oferecemos os melhores acessórios do mercado para a refrigeração industrial. 

Abaixo, deixaremos apenas algumas amostras dos produtos que você pode encontrar no nosso site, mas não deixe de acessá-lo para checar todos os outros dispositivos no nosso portfólio de produtos.

 

Deixe um comentário