No decorrer dos anos, foi intensificada, seja por meio de estratégias empresariais ou por políticas governamentais, a busca por soluções que integrem tecnologias para adquirir uma gestão mais eficiente e competitiva.
Assim, o estudo e a implementação de novas tecnologias que pudessem otimizar os processos, aumentar a produtividade e promover a redução de custos operacionais, acabou ganhando destaque na entrega anual de resultados das mais variadas empresas.
Deste modo, foram desenvolvidas tecnologias, como a IoT, IA e Big Data, as quais inovaram o cenário do monitoramento em tempo real de máquinas e dispositivos, além de tornar ágil a tomada de decisões e a otimizar a gestão e o processamento de dados.
E você, não entende como essas tecnologias, em conjunto, fornecem tanto para a indústria? Então, leia este texto e entenda a contribuição da tríade Big Data, IoT e IA para a indústria moderna.
Contents
O que é o Big Data
A sua empresa lida com um grande volume de dados gerados a todo momento? Se sim, este assunto é importante para você.
O Big Data é um nome que se refere ao grande volume de dados gerados diariamente, seja por sistemas, dispositivos ou pessoas.
A tecnologia em questão busca por padrões, tendências e correlações de dados que são coletados e armazenados.
Os dados, que podem ser complexos ou não, são caracterizados pelo volume, velocidade, , variedade, valor e veracidade, formando então o conhecido “cinco Vs”.
Portanto, o uso do big data favorece insights que são diferenciais às indústrias que utilizam dessa tecnologia, mas esse propósito do Big Data será explicado posteriormente, associando-o às outras tecnologias que serão ainda mencionadas.
O que é a IoT
A IoT (Internet of Things), conhecida no português como “Internet das coisas”, tem sido motivo de congressos e manchete de jornais nos últimos tempos.
Essa tecnologia se tornou um facilitador na melhora da qualidade de vida, exercendo um papel fundamental na sociedade atual e o seu impacto na educação, tecnologia, saúde, agricultura, mobilidade, realidade virtual e indústria, são imensuráveis.
Mas o que seria a IoT?
Bem, essa tecnologia se trata de uma rede de dispositivos físicos interconectados, que coletam, compartilham e trocam dados através da internet.
A rede, em conjunto com os dispositivos, possibilitam um monitoramento e controle de automóveis, dispositivos, eletrodomésticos, entre outros, graças a softwares e sensores, os quais permitem uma comunicação entre si e entre sistemas.
O que é a IA
A inteligência artificial (IA) tem sido assunto há décadas, seja em séries, livros, filmes (Eu Robô, O Homem Bicentenário, entre outros), visto todo o seu impacto à humanidade, caso fosse aplicada um dia.
Pois bem, o que era uma ideia em filmes, tornou-se realidade.
A Inteligência Artificial, sendo um ramo da ciência da computação que desenvolve sistemas que requerem inteligência humana para executar tarefas.
Para isso, são utilizados modelos de aprendizado de máquina (Machine Learning, por exemplo) e algoritmos para que o sistema possa aprender, raciocinar, perceber e processar o que está ocorrendo.
Assim, o próprio sistema torna-se capaz de realizar ações ou tomar decisões autônomas, analisar grande volume de dados, entre outros.
Por fim, temos como resultado, os assistentes virtuais, sistemas de recomendação, robôs industriais e humanizados, tecnologias assistivas, veículos autônomos, entre outros.
Entenda a contribuição da tríade Big Data, IoT e IA para a indústria moderna
Muito se diz sobre a integração do Big Data, IoT e IA terem revolucionado a indústria moderna, bem como estarem alavancando o cenário fabril para a próxima fase tecnológica: a indústria 5.0.
Mas, como isso tem acontecido?
Bem, visto toda a explicação acerca dessas três tecnologias, é hora de entender a contribuição para a indústria moderna proveniente da sinergia dessa tríade de tecnologias.
Primeiramente, é um fato que o ecossistema tecnológico altamente eficiente e inteligente criado pela integração dessas três tecnologias, acontece por meio de ações únicas, interconectadas e que complementam o mesmo processo ou produto.
A IoT tem o papel de conectar sensores, dispositivos e máquinas dentro da indústria, adquirindo dados (temperatura, pressão, desempenho, vibração, volume, etc) contínuos e em tempo real.
A visibilidade das operações, devido ao monitoramento, permite o acúmulo de informações que contempla as variáveis em tempo real e as armazenadas no histórico.
O Big Data, por sua vez, armazena o número massivo de informações e os impõe à aplicação dos “5 Vs”, o que compromete uma organização, processamento e transformação de informações em dados brutos.
Transformar a informação em dados brutos, é o último passo antes de se iniciar uma análise.
Por fim, a IA pode aplicar algoritmos avançados, de modo a gerar insights valiosos, os quais podem otimizar a produção, melhorar a qualidade do produto, prever falhas, agregar valor ao produto de acordo com a oscilação de mercado, entre outros.
Sim, este é o poder dessas três tecnologias combinadas. Além disso, podemos facilmente ressaltar a sustentabilidade e eficiência, visto o uso de recursos de maneira responsável, sem que ocorra o desperdício de materiais.
Gostou deste conteúdo? Pois bem, nele aprendemos que a tríade formada pelas tecnologias Big Data, IoT e IA, impulsionam a inovação tecnológica e impactam fortemente na competitividade de mercado.
Além disso, nota-se a forte dependência de dispositivos sensores para o monitoramento e controladores para o ajuste de variáveis, segundo a sua condição atual e as ações necessárias devido à análise de dados.
Por isso, oferecemos uma variedade de dispositivos industriais para a otimização do seu processo.
Gostaria de conhecê-los? Então acesse o nosso portfólio de produtos.