Você sabia que a cada minuto aproximadamente uma pessoa sofre algum acidente associado às suas atividades profissionais? Quem é o responsável por essa informação é a Previdência Social que registrou, no ano de 2019, um total de 582.507 no decorrer dos seus 365 dias.
É claro que nem todos dizem respeito aos acidentes causados em atividades industriais. Porém, não tem como negar que uma grande parcela deles pode sim ser creditada a esse tipo de atividade.
Afinal, é do amplo conhecimento que existem vários processos industriais que envolvem algum tipo de risco. Seja pelo uso de amônia, na refrigeração, ou pela pressão gerada pelo vapor, por exemplo.
E, como já era de se esperar, esses acidentes podem ser bastante prejudiciais para qualquer tipo de empresa. Seja pelo fato econômico, produtivo e, é claro, pelos danos causados ao colaborador, que inclusive podem ser fatais.
Nesse sentido é muito importante que as empresas possam agir com muito planejamento e cautela, a fim de minimizar ao máximo esses riscos. E uma ação que faz todo sentido, quando o assunto é segurança nas indústrias, é a implementação de ferramentas de Análise e Gestão de Riscos.
Trata-se de um conjunto de práticas que têm, como grande objetivo, preservar o patrimônio da empresa e a vida humana. E se você quiser saber mais sobre o que é e como é feita a gestão de riscos na indústria, é só nos seguir nesta leitura.
Conteúdos
O que é Gestão de Riscos e qual a sua importância
Já falamos que a Gestão de Riscos é um conjunto de aplicações que tem um objetivo muito claro, promover a segurança dentro dos processos industriais.
Ou seja, prevenção é a palavra-chave quando falamos de Gestão de Riscos. E essa cautela é fundamental sob vários aspectos que vão muito além do que já citamos aqui no texto.
Afinal, uma empresa que investe na segurança dos seus processos não ganha pontos apenas com a redução dos índices de acidentes no trabalho, ela também garante uma confiabilidade muito importante com os seus colaboradores e clientes.
Como Implementar a Gestão de Riscos na sua empresa
Para dar o primeiro passo, é necessário realizar uma análise completa de tudo que está relacionado às atividades da empresa.
É bom estar ciente disso pois, quando pensamos em acidentes industriais, logo nos passa pela cabeça algo diretamente ligado ao uso de alguma máquina, não é mesmo?
Porém, existem outros fatores que podem oferecer riscos. Situações simples como um piso molhado, a disposição de máquinas e, até mesmo, a incidência de terremotos e enchentes no local.
É também importante que, nesta etapa, crie-se um filtro em relação aos riscos levantados. Levando em consideração a sua incidência, quais os potenciais prejuízos e como eles podem ser minimizados ou eliminados.
Com essas informações em mãos, é preciso se organizar e tirar tudo isso do papel, caso contrário, nenhuma mudança vai surgir.
E é claro, é necessário que os colaboradores se comprometam com essas mudanças. E quando eu digo colaboradores, não estou me referindo apenas aos que estão operando determinada máquina ou que têm riscos de maior incidência e gravidade.
Todos precisam se envolver. Desde operadores à presidência da organização. Isso porque a segurança é algo que tudo tem a ver com a cultura de uma organização.
E uma cultura que zela pela segurança de todos é uma cultura que só tende a ganhar com tudo isso.
Como a Nepin contribui com a Gestão de Riscos na Indústria
Que a Análise e Gestão de Riscos na Indústria é um assunto que precisa ser levado a sério, isso não restam dúvidas.
Afinal de contas, mais do que economizar um bom dinheiro com essas práticas e, até mesmo, elevar o nível de qualidade dos seus produtos, a preservação da vida humana é algo que definitivamente merece destaque.
Portanto, ter um programa de gestão de riscos é algo imprescindível para toda a empresa que quer se desenvolver não apenas no âmbito produtivo, mas também no social.
Mas para que isso possa surtir efeito, é necessário colocar o planejamento em prática. E uma das maneiras de fazer isso é investindo em máquinas e equipamentos de qualidade.
Produtos que você pode encontrar aqui, no nosso site. Até mesmo porque, do lado de cá, só trabalhamos com produtos de excelentíssima qualidade.
Conheça toda a nossa linha Danfoss em:
Na dúvida, é só entrar em contato com um de nossos especialistas que vamos te ajudar a escolher algumas de nossas melhores soluções do mercado.