Comumente, vemos maquinários e equipamentos que tem o seu modo de funcionamento otimizado através de outros dispositivos.
Um exemplo para a questão, é o uso de compressores (conhecidos como supercharger) para turbinar grandes motores de veículos, fazendo com que desempenhem uma atividade mais agressiva através do aumento de potência.
No segmento industrial, isso não é diferente.
Vários aparelhos surgiram através da necessidade de aprimorar positivamente o modo de operação de equipamentos.
O inversor de frequência, por exemplo, está entre os dispositivos citados, que absolutamente capacitam o funcionamento de um equipamento e que, neste caso, é o motor elétrico.
Estando entre os dispositivos mais requisitados no setor industrial e se fazendo presente principalmente nas empresas que são referências de mercado, o inversor de frequência, por si só, te dá motivos para você querer obtê-lo.
E para as pessoas que ainda não conseguiram enxergar um porquê adquirir esse aparelho eletrônico, fizemos este texto com 07 motivos pelos quais você deveria usar um inversor de frequência.
Tem interesse neste assunto? Então fique aqui até o final do texto.
Conteúdos
O que é o inversor de frequência
O inversor de frequência é um aparelho eletrônico e é utilizado para controlar a velocidade de motores elétricos de corrente alternada (AC).
Isso é possível devido às suas características de funcionamento, que proporcionam a conversão da energia elétrica da rede de alimentação em frequência ajustável.
Assim, a frequência de funcionamento do motor, ao ser reduzida, também reduz a velocidade do motor, visto que são parâmetros diretamente proporcionais.
Onde o inversor de frequência se faz presente?
O inversor de frequência é uma ferramenta que está presente em diversos setores industriais, uma vez que a necessidade de controle de velocidade de um motor elétrico trifásico é algo muito comum em várias aplicações fabris.
E, por isso, podemos encontrar o inversor sendo utilizado para:
- Controle de velocidade de motores de bombas, ventiladores e compressores em sistemas de refrigeração e ar-condicionado;
- Controle de velocidade de motores em escadas, pontes e esteiras rolantes;
- Controle de velocidade de motores em equipamentos de processamento industrial e máquina-ferramenta;
- Controle de velocidade em motores de turbinas e geradores;
- Entre outros.
07 motivos pelos quais você deveria utilizar inversores de frequência
A partir de agora, é importante que, além da leitura, você consiga associar as suas necessidades industriais com os motivos de aquisição deste dispositivo, que serão mencionados logo abaixo.
Assim, o seu interesse pelo produto pode aumentar, além de você perceber quais problemas que fazem parte do seu dia a dia industrial que podem ser resolvidos com a simples decisão de adquirir um inversor de frequência.
Controle de velocidade
Com certeza, este é o motivo mais direto e óbvio possível, visto que o controle de velocidade é o objetivo primário de quem deseja adquirir esse dispositivo.
Então, se o seu processo industrial permite que o seu motor elétrico trabalhe em diferentes velocidades, de acordo com os diferentes requisitos das etapas deste processo, o inversor de frequência pode ser o seu melhor investimento.
Desempenho do processo
Por acaso você já parou para pensar que o seu motor elétrico pode fornecer uma velocidade incoerente para outro dispositivo (bomba, por exemplo) e isso acaba prejudicando o seu processo?
Pois bem, isso pode ser mais comum do que você imagina.
Primeiramente, porque muitas pessoas acabam calculando ou utilizando métodos práticos para determinar qual a melhor velocidade para seu processo.
Nos dois casos, podem perceber que o motor elétrico e, consequentemente, a bomba, não dispõem da velocidade ótima requerida para tal processo.
Se essa velocidade ótima calculada ou encontrada experimentalmente é muito distante o das velocidades dispostas nos equipamentos, qual seria a saída?
Bom, você já sabe a resposta, e este é mais um motivo para você adquirir o inversor de frequência, de modo que o seu processo tenha um desempenho melhor e adequado.
Redução de desgaste
Ainda relacionado à dica anterior, imagine o seu motor elétrico funcionando na sua potência máxima desde o momento em que é ligado.
Isso prejudicaria os componentes internos, como os de transmissão de movimento, devido à alta carga repentina imposta pelo acionamento do motor elétrico.
Utilizando o inversor de frequência, é possível ajustar uma velocidade de rotação menor do motor elétrico assim que o mesmo seja energizado.
Economia de energia
Já este motivo pode não ser tão evidente quanto o primeiro, mas conseguimos entender a relação do controle de velocidade com a economia de energia, certo?
Então, percebemos que o inversor de frequência traz tanto benefícios para o seu processo, através do seu controle de velocidade, quanto um retorno financeiro a longo prazo, podendo ser mais rapidamente notado quanto mais tempo o seu motor elétrico permanece ativo.
Flexibilidade
Essa é mais uma dica que foi levemente mencionada ao longo do texto.
A flexibilidade em questão se trata do fato do inversor frequência ser a ferramenta vetor que permite o uso do motor elétrico para diversas aplicações, sem necessitar da troca de equipamento.
Aqui reforçamos o retorno econômico, além de vários benefícios apresentados em algumas dicas.
Instalação ágil e fácil
Sim, é o contrário do que você talvez tenha pensado.
Este equipamento, por mais que seja sofisticado e promissor, não está acompanhado de uma instalação misteriosa e difícil.
Os inversores de frequência modernos são fáceis de instalar e configurar, então não se preocupe com o longo tempo que o seu processo ficaria parado durante a aplicação deste dispositivo no seu motor elétrico.
Monitoramento
O inversor de frequência pode proteger os componentes internos do compressor através da:
- Proteção de sobrecorrente: através do monitoramento da corrente que flui para o motor e, caso seja maior do que a corrente esperada, o motor é desligado;
- Proteção contra curto-circuito: análogo ao item anterior, o dispositivo reconhece um curto-circuito e desliga o motor;
- Proteção contra falha de fase: monitora a fase de entrada e desliga o motor em caso de falha de fase, evitando danos ao mesmo;
- Proteção térmica: qualquer indício de superaquecimento do motor elétrico é identificado e desliga o motor.
Dentre tantos benefícios em troca de segurança para o seu equipamento, nota-se que o inversor de frequência também promete um retorno de investimento a longo prazo.
E não paramos por aqui. Caso a sua empresa lute a favor do meio ambiente, o inversor de frequência reduz a emissão de gases de efeito estufa através da redução do consumo de energia elétrica.
Se você entendeu este texto e sentiu a necessidade de obter um inversor de frequência, saiba que você pode continuar por aqui, porque temos o que você precisa.
A Nepin trabalha com os melhores inversores do mercado e você pode conferi-los abaixo, clicando nos que forem do seu interesse.
-
Inversor de Frequência VACON® 100 Danfoss;
-
Inversor de frequência Danfoss VLT Micro Drive FC 51;
-
Inversor de Frequência VACON® NXP Danfoss;
-
Inversor de Frequência VACON® 20 Danfoss.