5 Recursos das Válvulas Solenoides Danfoss

As válvulas estão entre os componentes que constituem os elementos de controle dos processos industriais e, indubitavelmente, são insubstituíveis quando o assunto é exercer o controle de fluxo de fluidos (líquidos ou gás).

O controle de fluxo, neste contexto, é dado por meio do fechamento total, abertura total ou abertura parcial controlada da válvula.

As ações de controle aplicadas às válvulas para executar movimento, por sua vez, podem ser consequentes de uma ação manual, elétrica, pneumática, hidráulica, eletro-hidráulica, termostática ou magnética.

A válvula solenoide, por exemplo, é um tipo de válvula de acionamento magnético e que é  capaz de exercer tanto uma abertura ou fechamento total de fluxo de fluido quanto uma abertura parcial controlada (desde que seja uma válvula solenoide proporcional).

Embora esse tipo de válvula ofereça segurança, precisão e versatilidade quanto à aplicação, é justo estar ciente de que esses fatores estejam fortemente relacionados à marca que, consequentemente, traz consigo a qualidade do produto.

Através desse fato, o texto de hoje é específico e trata de apresentar 5 recursos das válvulas solenoides Danfoss, as quais tornam especial esse tipo de válvula.

O que é a válvula solenoide

Quando operações industriais exigem que haja um controle remoto, rápido e preciso para ligar ou desligar o fluxo de líquidos ou gases, uma das primeiras opções cogitadas, é utilizar a válvula solenoide.

Essa válvula de controle de fluxo é operada eletricamente usando uma solenoide, que é uma bobina (de fio enrolada ao redor de um núcleo metálico) que, quando alimentada com corrente, cria um campo eletromagnético que atrai o material metálico, que pode ser um pistão ou êmbolo.

Esse tipo de válvula solenoide pode ser utilizada tanto para abrir ou fechar a passagem de fluido, quanto para abrir parcialmente o fluido, sendo este último possível somente quando a válvula solenoide é proporcional (gradual), a qual permite uma abertura de passagem de fluido proporcional à corrente que chega na bobina.

Além disso, a válvula solenoide pode ser “normalmente fechada” (fechadas quando desenergizadas e abertas quando energizadas) ou “normalmente abertas” (abertas quando desenergizadas e fechadas quando energizadas).

Com isso, a válvula solenoide é extremamente utilizada em sistemas de automação.

Como a válvula solenoide funciona

Para explicar como a válvula solenoide funciona, trataremos de colocá-la em um contexto real, exemplificando o seu funcionamento em função das características impostas por um sistema de refrigeração.

Além disso, visto que esse tipo de válvula é comum em câmaras de resfriamento e de congelamento, o exemplo deste texto tem como alvo exemplificar o seu funcionamento em uma câmara de resfriamento.

Sem mais delongas, vamos aprender um pouco mais?

  • Considere que um sistema simplificado de refrigeração industrial é composto por compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador;
  • O dispositivo de expansão pode ser uma válvula ou um tubo capilar;
  • A válvula solenoide é instalada entre o condensador e a válvula de expansão. No caso, a válvula normalmente vem com uma seta impressa, a qual indica o sentido do fluxo de fluido (a seta, portanto, deve estar indicada sentido à válvula de expansão);
  • Se em uma câmara de resfriamento de uvas necessita que o fruto esteja a 2 °C, a válvula solenoide permite a passagem de fluido refrigerante caso a temperatura esteja maior do que 2 °C. Em contrapartida, se a temperatura da câmara for de 2 °C ou menor, a válvula solenoide bloqueia a passagem de fluido refrigerante para a válvula de expansão;
  • O bloqueio da passagem de líquido faz com que o sistema tenha a capacidade de recolhimento de líquido quando não há a necessidade de maior refrigeração. O líquido, por sua vez, vai para a unidade condensadora ou para um reservatório de líquido;
  • O sinal de bloqueio ou de permissão da passagem de fluido refrigerante se dá através da comunicação entre: um sensor de temperatura localizado no ambiente resfriado que manda um sinal elétrico para a bobina solenoide da válvula;
  • Este sinal elétrico enviado à solenoide serve para permitir ou restringir a passagem de fluido refrigerante. Se for enviado o sinal elétrico, a bobina é energizada, criando um campo magnético e atraindo o pistão e o líquido passa para a válvula de expansão. Se desenergizado, o pistão (ou êmbolo) interrompe a passagem de fluido refrigerante;
  • Quando a passagem de fluido é permitida, por exemplo, a pressão na linha de sucção aumenta e o pressostato de baixa pressão fecha o seu contato, energizando a bobina do compressor e do ventilador.

5 Recursos das Válvulas solenoides Danfoss

As válvulas solenoides Danfoss são projetadas para oferecer a melhor qualidade, precisão e confiabilidade de utilização para os processos, independente do fluido a ser controlado ser um gás ou líquido.

Contudo, precisamos dar informações palpáveis para que esse discurso ganhe credibilidade. Por isso, aqui vai 05 Recursos das válvulas solenoides Danfoss.

 

  1. As válvulas solenoide Danfoss oferecem versatilidade quando assunto é tipo de conexão. Se a sua tubulação necessita de flanges, solda ou rosca para a conexão com a linha de fluido, opções são o que não faltam. Além disso, cada um desses tipos de conexões tem vantagens em relação aos demais. Mas não se esqueça: antes de consultar o tipo de conexão, consulte também a aplicação e, mais importante, leve a sua necessidade até o técnico especializado da Nepin;
  2. As válvulas Danfoss são projetadas para que os materiais que a compõem sejam resistentes aos ambientes que serão expostos. Contudo, é sempre importante consultar e levar ao conhecimento do técnico especializado, qual fluido de trabalho estará em contato com a válvula. Por exemplo, clique aqui para observar que os materiais que estarão em contato com o meio (latão, Centellen WS 3820 e NBR) não reagem químicamente com o meio de aplicação (Água, ar e gases neutros e óleo). Caso o desafio do ambiente seja a temperatura, a válvula solenoide Danfoss também tem combatentes para tal, como essa válvula aqui;
  3. Todas as válvulas solenoide Danfoss asseguram uma vida útil prolongada para a válvula, o que pode ser comprovado devido aos materiais resistentes à dezincificação (processo que remove seletivamente o zinco de uma liga, deixando para trás uma estrutura porosa, rica em cobre e com pouca resistência mecânica), entre outros que fazem com que a válvula seja resistente ao ambiente, seja ele pouco ou muito corrosivo, por exemplo. Quer consultar uma que ofereça tal benefício? Então clique aqui;
  4. Visto que a bobina solenoide é algo fundamental para o funcionamento da válvula, nada mais justo do que protegê-la de todos os agentes externos nocivos, não é mesmo? Por isso, a bobina solenoide da válvula Danfoss tem, como opcional, uma vedação hermética contra a penetração de umidade (clique aqui). Não sendo o suficiente, essa bobina também conta com o método de montagem e desmontagem CLIP-ON, a qual assegura uma manutenção da bobina em menor tempo. Se quiser saber como, clique aqui e seja direcionado ao nosso artigo;
  5. Se você teme por fenômenos hidráulicos na sua linha de pressão, como o Golpe de Ariete, o seu problema pode ser resolvido ou amenizado através de um amortecimento na sua linha de pressão. Mas como fazer isso? Bem, diversas são as maneiras. Contudo, algumas válvulas solenoide Danfoss proporcionam tal tratativa. Quer apostar? Então clique aqui.

Portanto, se você se preocupa com a qualidade e a versatilidade da válvula solenoide Danfoss, peço que você redirecione a sua preocupação em outra coisa, já que essas válvulas atendem tranquilamente às suas necessidades.

O que você precisa fazer é, simplesmente, entrar em contato com a nossa equipe, para te direcionarmos para a melhor opção de válvulas e a que resolverá o seu problema.

Quer conhecer todas as nossas válvulas solenoide? Então clique no link abaixo.

Deixe um comentário