Qual é a importância da Qualidade da Água na indústria alimentícia

Imagine que você estivesse em um passeio pela floresta, bem próximo de um rio, e, em um dado momento, desse aquela sede, você se arriscaria a tomar água desse rio?

Provavelmente não, não é mesmo?

Afinal de contas, os possíveis riscos da ingestão de água contaminada são muito altos, podendo ser bastante prejudiciais para a saúde de uma pessoa.

Não é à toa que além da água passar por uma série de processos, antes de chegar em nossas casas, ainda utilizamos outros recursos como filtros que agem como mais uma forma de proteção contra microorganismos, sujeiras e outros agentes nocivos à nossa saúde.

De fato, a qualidade da água é muito importante.Até mesmo porque, estamos falando de um elemento indispensável para a vida.

Sendo utilizada não apenas para consumo, mas, também, para higiene, irrigação, produção industrial, além de muitas outras aplicações.

Na indústria, por exemplo, a água é utilizada de diversas formas. É claro que o nível de exigência da qualidade da água muda consideravelmente, de acordo com o tipo de uso.

Mas isso não muda o fato de que é preciso ter um certo cuidado nesse sentido, ainda mais quando estivermos falando de uma indústria do setor alimentício, por exemplo. Onde a contaminação dos produtos é uma questão sanitária bastante séria.

E é sobre a importância da qualidade da água na indústria alimentícia que vamos falar neste artigo. Portanto, se você quer se aprofundar no assunto é só me acompanhar nesta leitura.

O uso da água na indústria

Você sabia que a indústria é responsável pelo uso de aproximadamente 24% da água disponível em todo o planeta?

Agora eu te faço um convite:

Abra a sua geladeira e dê uma boa olhada em todos os produtos que tem ali. Depois disso, faça a mesma coisa com o armário, onde você estoca o restante dos produtos que comumente utiliza dentro da sua cozinha.

Perceba que boa parte das coisas que você consome, ou são feitas a base de água ou passam por algum processo que envolve o seu uso.

Quer exemplos?

A carne de porco, o chocolate, o leite, os vinhos, biscoitos, e uma série de outros alimentos necessitam de água para a sua fabricação. Seja na sua composição ou não.

E, mesmo quando estamos falando de produtos que não tem água na sua composição, é muito importante que essa água seja de qualidade. 

Afinal, ela ainda pode ser usada na preparação de soluções, em operações de lavagem, limpeza e esterilização ou ainda para a geração de energia.

A contaminação da água na indústria

Provavelmente você já ouviu falar de microorganismos em alguma aula de ciência ou através de uma notícia, não é mesmo? 

Trata-se de uma classificação que engloba diferentes tipos de vírus, bactérias, parasitas, e toxinas naturais cujo efeito, dentro do organismo humano, pode ser bastante prejudicial.

Mas, quando falamos em contaminação da água, esses não são os únicos agentes causadores de problemas. É possível, ainda, que a água seja contaminada por produtos químicos, metais pesados, agrotóxicos, entre outros contaminantes.

E quando falamos da indústria alimentícia, um deles sai na frente em se tratando de contaminação da água.

Os agrotóxicos.

Eles costumam ser os grandes vilões na indústria alimentícia. Usados para prevenir uma série de outros problemas que afetam o crescimento e desenvolvimento de produtos na indústria agrária, eles podem agir de uma forma não tão positiva dentro do nosso organismo.

Já dentre os microrganismos, que figuram entre os principais responsáveis pela contaminação da água, podemos destacar bastonetes gram-negativos, os coliformes fecais e totais, os enterovírus e os cistos/oocistos de protozoários.

Seja qual for o caso, é muito importante atestar a qualidade da água.

E, para que isso seja feito, o controle microbiológico se apresenta como um importante aliado do setor industrial.

Afinal de contas, esse é o processo que garante a qualidade da água utilizada no processo produtivo e a segurança do consumidor.

Evitar a contaminação dos produtos é uma questão de segurança

Evitar a contaminação da água é uma tarefa muito importante. E, com tudo que dissemos até aqui, acredito que isso já tenha ficado mais do que claro pra você.

Afinal de contas, estamos falando de uma questão de saúde social, uma vez que, se essa contaminação não for danificada, ela pode causar sérios problemas para a saúde de muita gente.

Atente-se a isso e procure soluções para fiscalizar bem a qualidade da água que você utiliza dentro da sua indústria.

Essa é a melhor maneira de evitar problemas para a saúde de muitos e, também, para a saúde financeira da sua empresa, é claro.

 

 

 

 

Deixe um comentário