Os 7 maiores Desafios da automação para o futuro

A incansável corrida das indústrias em busca do desenvolvimento tecnológico, é um assunto pertinente.

Cada vez mais, evidenciamos a substituição do trabalho manual pelo trabalho realizado por máquinas e, com isso, surgem-se algumas necessidades, tais como a de mão de obra especializada ou o aprimoramento de tecnologias para suprirem as demandas industriais.

Apesar desse assunto contextualizar que os recursos atuais da indústria (máquinas manual ou automaticamente operadas, inteligência artificial e machine learning, por exemplo) sobrepõem o método de trabalho anterior (trabalho manual), é interessante projetar essa perspectiva também para o futuro.

Em outras palavras, visto a presença de outros modos de operação utilizados no mercado, o que podemos esperar da própria automação daqui a anos? 

Por meio dessa indagação, o assunto do texto de hoje trata de estimar os 07 maiores desafios da automação para o futuro. 

Portanto, a partir de agora, entraremos juntos em uma imersão direcionada à automação e aos seus efeitos no futuro.

A tecnologia por trás da indústria atual

Apesar da ascensão da tecnologia autônoma e dos seus resultados promissores, a automação continua sendo a tecnologia mais utilizada entre as indústrias.

Talvez por se tratar de uma tecnologia mais conhecida e as empresas, em sua maioria, serem mais conservadoras? Bom, é um ótimo chute, visto que a inteligência artificial (IA) e o Machine Learning (ML) são coisas recentes.

Até porque, se projetarmos essa ocorrência tecnológica em uma linha do tempo, podemos situar a automação industrial no centro dessa linha, de modo que à esquerda esteja o trabalho manual e, à direita, a operação autônoma.

Embora a automação exista desde o final do século XVIII, durante a revolução industrial, essa tecnologia não está estacionada no tempo. Muito pelo contrário, a automação está inserida junto da inteligência artificial, por exemplo, em estudos e projetos já em uso.

Como exemplo, podemos citar o uso de diversas tecnologias, inclusive a automação, na Indústria 4.0, a qual é uma abordagem para a manufatura que integra tecnologias avançadas para criar um meio de produção mais eficiente, inteligente e flexível.

Neste contexto, a abordagem da Indústria 4.0 não exige que todos os itens abaixo estejam incluídos em um processo. Contudo, listamos algumas tecnologias que estão presentes na nova era da tecnologia.

    • Internet of Things (internet das coisas): conhecida pela sua abreviatura “IoT”, esses são dispositivos conectados à internet que coletam e compartilham dados em tempo real, para o monitoramento e controle remoto de processos e equipamentos;
    • Big Data e Analytics: ferramentas para processar e analisar grandes volumes de dados gerados pelos dispositivos IoT, para obter insights importantes em decisões;
    • Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML): algoritmos que possibilitam o aprimoramento, a automação e a previsão de processos;
    • Realidade Aumentada (RA): tecnologias que misturam o mundo físico com  elementos virtuais;
    • Integração Horizontal e Vertical: integração e combinação de diferentes níveis hierárquicos de produção e gestão;
    • Simulação: modelagem e simulação de processos de produção para prever o desempenho, antes da sua implementação real;
    • Cibersegurança: segurança digital para a proteção de dados;
    • Manufatura Aditiva (impressão 3D): produz componentes complexos e de maneira eficiente, flexível e através de poucos desperdícios;
    • Computação em nuvem: permite alto poder de processamento e armazenamento escalável;
    • Automação: sistema automático pelo qual mecanismos verificam o próprio funcionamento e dos parâmetros do sistema, atuando de forma automática para  corrigir esses parâmetros sem a influência humana;
  • Entre outros.

Dica bônus: caso esteja curioso para saber sobre o potencial da indústria 4.0 na prática, então procure saber como funciona um sistema CNC de 4 eixos. É um método de fabricação atual que envolve a automação complexa voltada à usinagem.

Os 7 maiores Desafios da automação para o futuro

Através de uma análise do que tem sido adicionado no conceito da automação atual, podemos prever quais serão os desafios futuros dessa tecnologia.

Uma vez que diversos desses itens citados acima ainda estão em ascensão no mercado e a automação permite a comunicação e o uso simultâneo de diversas dessas tecnologias, podemos admitir que, em um futuro até mesmo próximo, a fluidez dos sistemas automáticos será maior.

Enfim, fique agora com os 07 maiores desafios da automação para o futuro, os quais estão listados abaixo.

1. Empregos e requerimentos do mercado de trabalho

A redução da mão de obra manual e o aumento da mão de obra especializada em tecnologia é, talvez, um dos mais previsíveis acontecimentos futuros quando o assunto é tecnologia, seja ela qual for.

Assim, temos que um dos desafios da automação, no futuro, seja a procura pela mão de obra multifuncional (técnica), a qual requer conhecimentos diversos, como operação, programação e manutenção nos equipamentos e dispositivos utilizados na automação.

Em contrapartida, o desafio social será requalificar e preparar as pessoas para este novo conceito de mercado.

2. Segurança cibernética

Como consequência do aumento de processos automáticos, tem-se então um aumento de armazenamento de dados.

Desse modo, a segurança cibernética é um desafio direcionado à automação, visto a necessidade de desenvolver e implementar sistemas de segurança robustos para proteger os sistemas automatizados contra ameaças cibernéticas.

3. Desenvolvimento da tecnologia

Não é surpresa que os sistemas automáticos devem, no futuro, serem atualizados e aprimorados, visto o desenvolvimento dos sistemas autônomos.

É claro que não se trata de uma competição entre tecnologias. Muito pelo contrário: com o desenvolvimento de sistemas autônomos mais completos, vem também a necessidade de desenvolver a tecnologia de modo a serem pareados.

Em outras palavras, os sistemas automáticos e autônomos devem estar presentes em um mesmo sistema, a fim de complementar um ao outro.

4. Desenvolvimento da robótica

Como a automação e a robótica caminham em conjunto em direção à eficiência, segurança e diversidade de produção, nada mais justo do que mencioná-la neste texto.

Hoje em dia, já observamos braços robóticos articulados em montagens, soldagens, entre outros processos. Além disso, vemos que a flexibilidade mecânica de um sistema permite que a automação seja também mais complexa e, portanto, completa.

Neste contexto, no decorrer dos anos e com o desenvolvimento da automação, a robótica também será pressionada a se desenvolver em prol da evolução fabril em geral.

5. Infraestrutura tecnológica

A infraestrutura tecnológica limitada, sobretudo nos países subdesenvolvidos, pode ser um fator limitante para a implementação de tecnologias como a automação.

Desse modo, muitas empresas serão jogadas abaixo na competitividade de mercado, o que pode afetar a própria economia do país devido a desigualdade produtiva e a incapacidade de atender às demandas.

6. IoT e Computação em Nuvem

Como estes são conceitos que surgiram através da possibilidade de execução de serviços através da comunicação, além da comunicação entre dispositivos e máquinas (IoT) e a computação em nuvem, podemos estimar que este recurso seja mais requerido no futuro.

Considerando que, desde os dias atuais, a automação seja a ponte que armazena os processos e os gerencia, o desafio futuro será implementar esse tipo de comunicação fluida e eficiente para os mais complexos processos industriais.

7. Manutenção preditiva

Ao contrário do que muitos pensam, a manutenção preditiva não é operada do mesmo modo que a manutenção preventiva ou corretiva.

A capacidade de prever falhas em equipamentos antes que ocorram pode melhorar significativamente a eficiência operacional.

Contudo, os meios de prever as falhas variam de equipamento para equipamento, além de termos a possibilidade de utilizar de diferentes ferramentas (sensores e dispositivos, por exemplo), simultaneamente, para chegar até um padrão.

Acredite, a manutenção preditiva é um grande desafio até mesmo nos dias atuais e, por isso, este torna-se um desafio para a automação futura.

Através deste texto, é possível concluir que o futuro da automação industrial depende também do desenvolvimento de diversos fatores, os quais hão de complementar essa tecnologia.

Por exemplo, ainda que a robótica supra grande parte das necessidades industriais através da automação, é notável que a tecnologia possa ainda ser aprimorada por meio da gestão inteligente de dados.

Por fim, concluímos que o futuro da automação é tão promissor quanto já  tem sido, visto que, com o passar dos anos e o surgimento de novas ferramentas, a automação industrial se tornará cada vez mais completa.

 

Deixe um comentário