O que é o termistor, quais os seus tipos e aplicações

A temperatura é uma variável extremamente importante em quaisquer processos fabris. 

Essa variável pode alterar os resultados ao longo da confecção de um produto, influenciando, por exemplo, na transferência de calor e na pressão do processo.

Além disso, a temperatura pode provocar o envelhecimento (papel celulose), aceleração do crescimento bacteriano, dilatação estrutural, alteração no nível de dureza, entre outros.

Assim, considerar essa variável durante as operações da manufatura, é sinônimo de responsabilidade, proteção e, portanto, controle.

Neste contexto, a indústria não sobreviveria sem o controle dessa variável e, por isso, a mesma utiliza de elementos sensores, como os termistores, que são capazes de assegurar um fator tão importante e impactante para a produção.

Visto a importância do controle de temperatura na indústria e, consequentemente, de elementos como esse mencionado, o texto de hoje trata de apresentar o que são os termistores, para o que servem e quais os seus tipos.

Portanto, não perca este conteúdo e confira-o até o final.

O que é o termistor

O termistor é um componente eletrônico e elemento sensor construído a partir de materiais semicondutores cerâmicos e polímeros.

Quando é exposto a uma variação de temperatura, tem a sua resistência elétrica modificada, de acordo com o seu tipo específico.

Desse modo, tem-se a resposta quando se pergunta o que é um termistor: o termistor nada mais é que um elemento sensor de temperatura.

Que tal conhecermos mais sobre os dois tipos de termistores?

Quais os tipos de termistores

Comumente presentes em ambos os tipos no mercado, os diferentes termistores apresentam, claramente, características e comportamentos distintos.

Contudo, os seus objetivos são comuns: aferir a temperatura de interesse no sistema.

Para tanto, confira as suas diferenças dos diferentes tipos de termistores, logo abaixo.

NTC (Negative Temperature Coefficient)

Os termistores de coeficiente de temperatura negativo tem a sua resistência elétrica diminuída quando a temperatura ao redor dele aumenta, implicando em uma resposta linear a mudanças de temperatura.

PTC (Positive Temperature Coefficient)

Os termistores de coeficiente de temperatura positiva tem a sua resistência elétrica aumentada conforme a temperatura ao redor dele aumenta, sendo o oposto do NTC.

Para o que o termistor serve 

Como é de se prever, após toda a explicação até o momento, os termistores são utilizados como sensores de temperatura em processos industriais.

Além disso, são integrados em circuitos eletrônicos como parte de um sistema de feedback (retroalimentação), para monitorar e controlar a temperatura.

Desse modo, esses componentes são fundamentais para tomadas de decisão, visto a capacidade de prestar informações precisas sobre o processo ou ambiente em questão.

Conheça as suas aplicações 

Uma vez que conhecemos dois tipos de termistores e as suas diferenças , podemos concluir que ambos são utilizados em situações distintas.

O NTC é utilizado em uma variedade de aplicações industriais, devido a sua resposta linear a mudanças de temperaturas.

Já o PTC é muito utilizado em proteção de circuito, sendo peças fundamentais no desligamento automático de equipamentos em superaquecimento.

Em geral, ambos os tipos de termistores podem ser utilizados como dispositivos para sistemas de controle, monitoramento térmico, aparelhos de aquecimento e resfriamento, entre outros.

Portanto, o termistor, que é um dispositivo sensor de temperatura, é uma solução industrial que provê o monitoramento dessa variável.

Com isso, tem-se uma medição eficaz e precisa que, juntamente com outros dispositivos (válvulas, queimadores, resistências e compressores de sistemas HVAC, entre outros), é possível obter o tão almejado controle dessa variável no processo.

E você, se interessa por sensores de temperatura? Caso a sua resposta seja “sim”, você pode encontrar os melhores sensores e controladores de temperatura do mercado.

Além disso, para que você possa conferi-los, acesse mais rapidamente os sensores de temperatura industriais, clicando logo abaixo.

 

Deixe um comentário