Durante a fase de projeto, os dispositivos industriais devem passar por testes criteriosos que visam assegurar o bom funcionamento dos mesmos nas diversas condições em que estarão submetidos.
É claro, isso não está relacionado apenas à possibilidade do acessório apresentar mau funcionamento durante a operação e prejudicar o processo, mas também objetiva proteger o operador de choques elétricos e outros danos físicos consequentes da má proteção do produto.
Assim, a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) definiu um parâmetro bem famoso, chamado de “Grau de Proteção” ou “Índice de Proteção” (IP).
Visto a importância deste assunto na escolha de dispositivos industriais e a extrema frequência em que é encontrado em produtos do mercado, este texto almeja explicar o que é o Grau de Proteção e lhe ensina a interpretá-lo.
Quer saber mais? Então acompanhe este conteúdo.
Contents
Por que se preocupar com a compatibilidade ambiental do dispositivo industrial?
No âmbito industrial, os equipamentos estão frequentemente submetidos a condições adversas, como poeira, umidade, temperaturas extremas e substâncias corrosivas.
Assim, é primordial que o dispositivo seja resistente a todos esses ambientes, de modo que seja garantida a sua durabilidade, segurança e eficiência operacional.
Neste contexto, a escolha inadequada de dispositivos que não atendam aos requisitos ambientais pode ocasionar em falhas prematuras, o que aumenta o custo de manutenção ou de substituição, resultando em paradas não programadas da linha de produção.
Além disso, o conhecimento sobre a resistência de um dispositivo contribui para a segurança dos trabalhadores, visto que equipamentos que falham devido à exposição inadequada, podem resultar em acidentes, incêndios ou explosões.
Portanto, nota-se a importância de estar ciente se o dispositivo em posse está apto para ser utilizado no ambiente de interesse e, por isso, o assunto em questão é relevante para a continuidade das operações industriais e para a segurança do ponto de vista geral.
O que é o grau de proteção
A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) definiu, através da norma IEC 60529, o chamado “IP”, abreviação para “Ingress Protection”, “International Protection” code ou, em português, “Índice de Proteção” ou “Grau de Proteção”.
Esse código trata de classificar e avaliar o grau de proteção fornecido por invólucros (revestimento) de dispositivos elétricos contra a intrusão de corpos sólidos (como a poeira) e a entrada de água.
Por este motivo, este código é encontrado em dispositivos industriais diversos, como válvulas solenóide, pressostatos, fluxostatos, entre outros.
Como interpretar o grau de proteção de um dispositivo
Ao consultar o grau de proteção de um dispositivo, você irá se deparar com um código de dois dígitos que o acompanha as letras “IP”.
Assim, vem a necessidade de interpretar cada um desses dois dígitos mencionados, a fim de verificar se o dispositivo em estudo de aquisição atende às suas necessidades ambientais.
Haja vista o impacto que a escolha incorreta do dispositivo pode resultar, colocamos abaixo o significado de cada um dos dígitos presentes no grau de proteção.
Assim, você será auxiliado a realizar a escolha correta do dispositivo, garantindo o fluxo operacional e a segurança.
- O primeiro dígito, que vai de zero a seis (0-6), indica o nível de proteção contra a entrada de objetos sólidos. Assim, tem-se que:
- 0: Sem proteção
- 1: Protegido contra objetos sólidos maiores que 50 mm;
- 2: Protegido contra objetos sólidos maiores que 12,5 mm;
- 3: Protegido contra objetos sólidos maiores que 2,5 mm;
- 4: Protegido contra objetos sólidos maiores que 1 mm;
- 5: Proteção contra poeira (entrada limitada, sem depósitos prejudiciais);
- 6: Totalmente protegido contra poeira.
- Já a segunda cifra, que vai de zero até nove (0-9), indica o nível de proteção contra a entrada de água. Com isso, temos:
- 0: Sem proteção;
- 1: Protegido contra gotas de água que caem verticalmente;
- 2: Protegido contra gotas de água que caem em até 15° da vertical;
- 3: Protegido contra borrifos de água;
- 4: Protegido contra respingos de água;
- 5: Protegido contra jatos de água;
- 6: Protegido contra jatos potentes de água;
- 7: Protegido contra imersão temporária em água (até 1 metro por 30 minutos);
- 8: Protegido contra imersão contínua em água (condições especificadas pelo fabricante);
- 9: Protegido contra jatos de alta pressão e alta temperatura.
Exemplos de Código IP
Agora, para fixação de conhecimento, que tal uns exemplos com os códigos que você pode encontrar nos produtos por aí?
Exemplo 1
IP20: Protegido contra objetos sólidos maiores que 12,5 mm (como dedos), sem proteção contra água.
Exemplo 2
IP55: Protegido contra poeira (entrada limitada, sem depósitos prejudiciais) e contra jatos de água de baixa pressão.
Exemplo 3
IP67: Totalmente protegido contra poeira e protegido contra imersão temporária em água (até 1 metro por 30 minutos).
Portanto, você almeja adquirir um dispositivo eletrônico para o seu processo industrial, se previna e verifique se o dispositivo em questão suporta o ambiente em que será instalado.
Para isso, não só consulte o seu grau de proteção, mas também verifique os materiais estruturais do dispositivo em questão!