É extremamente comum se deparar, no âmbito industrial, com tubulações e vias que conectam um processo a outro.
Desse modo, é preciso pensar em maneiras de se realizar futuras manutenções e de forma segura, nessas conexões, de modo que a manufatura não tenha que ser interrompida para isso.
Além disso, há também o cenário da importância de controlar a quantidade ou direção do fluxo de um fluido que percorre por essas canalizações.
Para essas ações, entre outras, optar pela utilização de válvulas é algo incontestável, além da vantagem de poderem ser operadas manualmente ou de maneira automatizada.
Dentre as diferentes válvulas presentes no mercado, podemos citar as válvulas de bloqueio e de isolamento.
Essenciais em várias áreas dos processos industriais, essas duas categorias de válvulas têm suas diferenças, apesar de serem facilmente confundidas, devido aos seus nomes.
Pensando nisso, nós temos duas perguntas pra te fazer:
- Você está entre as pessoas que confundem essas duas categorias de válvulas?
- Você quer conhecer mais sobre elas e passar a saber como elas se diferenciam?
Se sim é a sua resposta para essas duas perguntas, saiba que estamos prestes a acabar com essa confusão de uma vez por todas.
Portanto, se esse for o seu desejo é só você me acompanhar nesta leitura.
Conteúdos
O que são Válvulas de Bloqueio?
Para que possamos entender as diferenças entre essas duas válvulas, decidimos apresentá-las separadamente, E vamos começar pela válvula de bloqueio.
Primeiramente, vamos apresentar os principais tipos no âmbito hidráulico e no âmbito pneumático.
Para sistemas hidráulicos, a válvula de bloqueio pode ser do tipo Retenção.
Já do ponto de vista pneumático, temos os seguintes tipos: Retenção (a mesma dos sistemas hidráulicos), Alternadora (Válvula OU), Simultaneidade (Válvula E) e Válvula de Escape Rápido.
Por fim, existem algumas subdivisões para a válvula de bloqueio, apresentaremos seus diferentes tipos abaixo, resumidamente.
Válvula de Retenção
A válvula de retenção permite o fluxo volumétrico do fluido em apenas um sentido, bloqueando totalmente o outro.
Apenas a válvula de retenção pilotada permite nos dois sentidos, quando pilotada.
Válvula Alternadora (OU)
A válvula alternadora, também conhecida como “OU”, seleciona os sinais emitidos de outras duas válvulas, permitindo a passagem daquele de maior pressão.
Assim, possibilita que um componente (cilindro, válvula, entre outros) seja acionado através de dois pontos distintos, visto que, enquanto uma entrada está pressurizada, a outra está bloqueada pela retenção.
Válvula de Simultaneidade (E)
Já esta válvula permite a passagem de fluido desde que seja consequente de dois sinais simultâneos, podendo ser recorrentes de duas outras válvulas (pneumaticamente, válvulas direcionais).
Então, se apenas uma entrada for pressurizada, essa entrada se auto bloqueia e o sinal de saída é retido.
Os sinais de entrada ou saída mencionados, podem ser compreendidos como a pressurização ou despressurização do fluido.
Tanto a válvula E quanto a OU são chamadas de “válvulas lógicas” na pneumática.
Válvula de Escape Rápido
Esse tipo de válvula é usado em cilindros para facilitar, rapidamente, o escape de grandes massas de ar, permitindo a diminuição das perdas e com consequente aumento da velocidade do êmbolo.
O que são Válvulas de Isolamento?
Basicamente, esse tipo de válvula tem a função de isolar o fluxo de um fluido em um ponto do sistema, o qual estará com a válvula inserida.
Para que seja possível diferenciá-la da válvula de bloqueio, podemos mencionar que a de isolamento pode possuir duas entradas e uma saída.
Essa característica faz com que seu uso seja muito importante tanto do ponto de vista de manutenção quanto de segurança.
Além disso, uma segunda via de entrada pode ser utilizada para fazer ligação a um equipamento externo àquele processo.
Tendo essa explicativa sobre as duas categorias de válvulas, podemos destacar as suas principais diferenças através das suas:
- Características externas;
- Aplicabilidades;
- Condições de funcionamento;
- Características físicas.
Outra diferenciação é que a válvula de bloqueio do tipo retenção funciona de modo “totalmente aberta” ou “totalmente fechada”, enquanto a de isolamento funciona de modo “sempre aberta”, mas podendo ser “sempre fechada” em casos de manutenção.
Diferenças quanto às suas aplicações
Já que este texto tem o propósito de fazer com que você entenda as diferenças entre as válvulas de bloqueio e de isolamento, seguiremos com um exemplo utilizando cada uma dessas duas válvulas.
Assim, você poderá diferenciar, também, quando é interessante usar uma ou outra.
Válvula de Bloqueio
Para que você entenda a sua importância, daremos um breve exemplo envolvendo uma plataforma de elevação de carga, como um elevador de carros de oficina mecânica, que utiliza de um sistema hidráulico para pressurizar os atuadores.
Ao entrar em contato com uma carga aplicada nos atuadores, o fluido pressurizado tenderia a “voltar” pela linha de entrada, o que é evitado pela pressurização recorrente do motor e pela presença da válvula de bloqueio.
Além disso, neste caso, a válvula capacita o desligamento do motor que pressuriza a entrada da linha, pois a pressão entre a válvula e a carga aplicada no atuador será mantida devido ao impedimento da volta do fluido pela linha.
Aplicação da válvula de isolamento
Quando existe a necessidade de realizar a manutenção na linha que liga um processo a outro, a válvula de isolamento interrompe o fluxo do fluido em determinado trecho, tornando possível:
- Conectar um instrumento externo à linha, pela segunda entrada da válvula;
- Interceptar o funcionamento do “caminho principal” para manutenções, enquanto faz com que a segunda entrada seja utilizada como via principal;
- Devido ao seu rápido bloqueio, pode interceptar a alimentação do processo sucessor àquela linha, caso essa etapa do processo seja comprometida, oferecendo riscos.
No contexto de segurança, esse tipo de válvula pode ser empregada em indústrias de energia, empresas químicas e de mineração.
Depois de ler este artigo, você poderá ter uma certa noção acerca das circunstâncias em que você poderia aplicar uma válvula de bloqueio ou uma válvula de isolamento, certo?
É importante salientar que, ao procurar por um dos dois tipos de válvulas, você deve ter preferências quanto aos tipos de montagens internas, tais como:
- Válvulas de esfera;
- Válvulas borboleta;
- Válvulas guilhotina;
- Válvulas gaveta;
- Válvulas globo;
- Válvulas agulha.
E se o que você precisa é de boas sugestões em válvulas de bloqueio, fique sabendo que aqui na Nepin você vai encontrar bem mais do que isso.
Confira alguns dos excelentes produtos que você pode encontrar por aqui.
- Válvula de Bloqueio SVA-ST 15-200 Danfoss
- Válvula de Bloqueio SVA-S 6-200 Danfoss
- Bloco de Válvula ICF 15-4 Danfoss
- Válvula de Bloqueio SVA-L 15-4 Danfoss
Em caso de dúvidas, é só você deixar a sua mensagem aqui no site que a nossa equipe vai te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa.