Em tempos onde a economia é uma meta imprescindível para o crescimento de uma empresa, buscar soluções que sejam práticas e inovadoras, capazes de gerar menos custo e sem prejudicar a produtividade, é praticamente uma obrigação.
E são várias as soluções que podem ser aplicadas em uma indústria para tal finalidade. Desde o uso de refrigerantes de melhor eficiência, até o uso de equipamentos como é o caso das bombas de calor.
Também chamadas de bombas térmicas, elas são itens que podem ser bastante úteis em diversas situações dentro de uma empresa. E é sobre elas que vamos falar no artigo de hoje.
Portanto, se você quer conhecer mais sobre esse item que, talvez possa ser uma excelente alternativa para a sua empresa começar a faturar mais, é só me acompanhar nesta leitura.
Conteúdos
O que são bombas de calor
Bombas de calor, também chamadas de bombas térmicas, são equipamentos responsáveis por fornecer aquecimento para um fluido ou no auxílio de alguma atividade que a requeira.
E, no contexto industrial, a temperatura cumpre uma função extremamente importante para várias das suas operações.
O motivo? Bom, na verdade é muito simples.
Acontece que a temperatura é uma excelente fonte de energia, e, ter um item capaz de fornecer essa temperatura sem que seja necessário a queima de combustíveis fósseis e, ainda, gastando o mínimo de energia possível (principalmente se comparado a outros métodos de aquecimento), é uma alternativa bastante promissora.
Ainda mais se, dentro dos processos operacionais da sua empresa, envolvem a necessidade de aquecimento e resfriamento.
Como as bombas de calor funcionam
Bom, já que não existem combustíveis fósseis envolvidos nesse processo de aquecimento e nem é necessário utilizar um alto volume de energia elétrica para tal, como exatamente as bombas de calor funcionam?
Vamos te explicar passo a passo.
Acontece que esse calor que ela repassa para as atividades não é necessariamente gerado. Na verdade, trata-se de um calor que é recuperado do ambiente e de outras atividades.
Funciona da seguinte forma:
Antes de mais nada, a bomba de calor necessita de um fluido refrigerante.
Na primeira etapa, o evaporador absorve o calor externo. E, isso é possível, pois a temperatura do refrigerante no evaporador é muito baixa.
E, à medida que ele aquece, ele evapora. Mesmo se ele estiver a uma temperatura muito baixa.
Na segunda etapa, o compressor entra em ação, e o gás, que foi gerado no evaporador, é comprimido de modo que ele aqueça ainda mais.
Após passar pelo compressor, o vapor já se encontra em uma temperatura suficientemente alta e necessária para avançar para a próxima etapa.
Nesta próxima etapa, surge o condensador que é o responsável por transferir o calor do vapor para o fluido que é utilizado para a produção de uma indústria.
E, conforme ocorre essa troca de calor, o refrigerante inicial começa a perder temperatura. Mas, não o suficiente para voltar para o primeiro estágio.
É aí que se faz necessário uma quarta etapa, onde a válvula de expansão ajuda a diminuir a pressão do fluido refrigerante, fazendo com que a temperatura do mesmo venha a cair rapidamente.
E, desse modo, o ciclo do fluido refrigerante se inicia outra vez na bomba de calor.
Neste processo, a energia só é necessária para acionar o compressor. Fazendo com que, o comparativo entre energia consumida e energia gerada seja bastante favorável para a energia gerada.
Principais vantagens no uso de bombas de calor
Com base em tudo que já dissemos até aqui, fica fácil notar alguns benefícios que são bastante importantes no uso de bombas de calor.
Benefícios que se relacionam, principalmente, com a economia e, também, com a preservação do meio ambiente.
Economia pois, a energia gerada é bastante superior à energia gasta pelo processo. Por onde quer que o processo de separação termal fique e há calor, é possível fazer o retrofit utilizando a bomba de calor como aliada.
Então, não tem muito mistério aqui.
Já, do ponto de vista ambiental, precisamos considerar duas coisas. Primeiro que a bomba ajuda a diminuir a emissão de CO2 no ambiente. Afinal de contas, o seu processo aquecimento não necessita que ocorra a queima de combustíveis fósseis.
Em segundo lugar, os fluidos refrigerantes, que podem ser utilizados em uma bomba de calor, possuem baixo potencial de aquecimento global e, em certos casos, esse potencial é nulo.
O que torna as bombas de calor uma solução ecológica e econômica, ao mesmo tempo.